Destaques Saúde

Passos, Piumhi e Carmo do Rio Claro recebem novas remessas de vacinas

Por Gabriella Alux / Especial

20 de Maio de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Secretaria de Saúde de Passos recebeu ontem, 19, uma remessa com 470 doses da Coronavac, imunizante contra a covid-19 que estará disponível, a partir de hoje, nas salas de vacina do município. A remessa será destinada apenas para a segunda dose da imunização. Piumhi e Carmo do Rio Claro também receberam novas remessas, com 630 e 280 doses, respectivamente. De acordo com a técnica de enfermagem na epidemiologia Eugelia Rezende Reis, ainda não há previsão para a próxima remessa.

As salas de vacinas receberam, ao todo, 470 doses de Coronavac, mas acredito que ainda vamos precisar de, em média, 600 doses para cobrir as segundas doses faltosas de Coronavac”, declarou.

Para vacinar, é obrigatório a apresentação do cartão de vacinas constando a primeira dose, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência.

A Secretaria de Saúde de Piumhi recebeu ontem uma nova remessa de vacina, num total de 630 doses, sendo 70 de Astrazeneca para as pessoas que apresentarem alguma deficiência física grave. Essa vacinação vai ser feita nas residências pelos agentes de Saúde do município. Além dessas doses, foram enviadas mais 360 de Astrazeneca para as pessoas de 65 a 69 anos que irão receber a segunda dose e outras 200 da Coronavac, para aqueles que estão com o cartão atrasado e não receberam a segunda dose do imunizante entre 14 e 28 dias.

A vacinação desses dois últimos públicos vai acontecer no Centro de Vacinação Emergencial da Covid-19, na praça da Matriz, seguindo os cronogramas de dias e horários divulgados pela Prefeitura de Piumhi. A vacinação de pessoas com comorbidades, de 40 a 49 anos, está sendo feita no Centro de Vacinação. É necessário apresentação de relatório médico, as últimas receitas, documentos pessoais, comprovante de endereço e telefone de contato.

Carmo do Rio Claro recebeu a 17ª remessa, com 280 doses de vacinas contra a covid-19. Segundo a declaração do prefeito Filipe Carielo no Facebook da prefeitura, 50 doses são para vacinação da primeira dose de pessoas, de 50 anos ou mais, com comorbidades. As 230 doses restantes serão direcionadas para imunização da segunda dose.


Estado

Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira, 18, o 20º lote de vacinas contra a covid-19. São 508.050 doses para dar continuidade à imunização dos grupos prioritários, sendo 8.200 doses da CoronaVac e 435.500 da AstraZeneca. Outras 64.350 doses, do imunizante fabricado pela Pfizer, também chegarão ao estado e serão destinadas à vacinação dos grupos prioritários.