Destaques Saúde

Passos e Paraíso somam taxa de ocupação de 16% em leitos de UTI

8 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS — De acordo com informações dos serviços de comunicação das Santas Casas de Misericórdia de Passos e São Sebastião do Paraíso, a soma das taxas de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) especiais para atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus é de 16,66%. Na atualidade, juntos, os hospitais têm 30 leitos de UTI disponíveis para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19, e, desse total, cinco estão ocupados.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos tem planejamento de 52 leitos de UTI para atendimento de infecções por covid-19, no entanto, em conformidade ao plano de contingencia macrorregional, elaborado junto à Secretaria Regional de Saúde (SRS-Passos), apenas dez deles precisam estar disponíveis atualmente. Ao considerar a dezena, a taxa de ocupação é de 30%, com três pacientes na unidade.

O hospital garante 36 leitos de enfermaria especialmente para casos de covid-19, deste resultado, 8% da capacidade está ocupada. Ressalta-se que, no mês passado, a média de ocupação de leitos de enfermaria foi de 7%, enquanto que a média para leitos de UTI covid foi de 28%.

Quanto aos números da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, dos 20 leitos de UTI covid disponíveis, 10% estão ocupados, tendo dois pacientes internados. Em relação aos números de leitos clínicos, dos 47 existentes, a taxa de ocupação é de 14,89%, com sete pessoas no hospital.