Destaques Saúde

Passos atinge 96% da meta de vacinação contra poliomielite

Por Talita Souza / Redação

26 de novembro de 2020

A campanha que iniciou em outubro foi prorrogada pela terceira vez e vai até o próximo dia 4. / Foto: Divulgação

PASSOS – Passos atingiu 96% da meta de vacina na Campanha Nacional contra Poliomielite vacinando 5.240 crianças. A campanha que iniciou em outubro foi prorrogada pela terceira vez e vai até o próximo dia 4. Para a enfermeira técnica referência em imunização do município, Priscila Faria, a segunda prorrogação da campanha foi necessária para que o município pudesse atingir 96% da meta. Priscila acredita que com essa terceira prorrogação Passos vá conseguir atingir 100% da meta de crianças vacinadas contra poliomielite.

O município atingiu 96% da meta na vacinação contra a pólio. Essa segunda prorrogação foi muito importante para atingir a meta, senão não teríamos conseguido por ter sido um período muito curto de campanha. Com a segunda prorrogação conseguimos atingir a meta de 96% e, provavelmente, com essa terceira prorrogação nós vamos atingir 100% das crianças”, afirma.

De acordo com Priscila, a atenção primária do município está realizando uma busca ativa das crianças que ainda não receberam a vacina contra a poliomielite.

A atenção primária está fazendo uma busca ativa das crianças faltosas, que não receberão a vacina da campanha, para que possam receber nesse período. Acredito que essa parceria com a atenção primária é muito importante para que a gente possa atingir esse 100%”.

Além da Campanha Nacional contra Poliomielite, a Campanha Nacional contra Sarampo e a Multivacinação também foram prorrogadas até o próximo dia 4. De acordo com o portal virtual da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a prorrogação se deu devido a baixa procura pelas vacinas.

Ao contrário da vacinação contra poliomielite, a vacinação triviral da Campanha Nacional contra Sarampo não tem uma meta estipulada. Segundo Priscila, a campanha é destinada a pessoas da faixa etária de 20 a 49 anos de idade e em Passos temos um público-alvo de aproximadamente 50 mil pessoas.

Em relação a campanha da triviral, que é a outra campanha, ela não tem meta estipulada. A gente tem um público-alvo de aproximadamente de 50 mil pessoas, na faixa etária de 20 a 49 anos, e vacinamos até o momento cerca de 10 mil pessoas. Por enquanto está bem abaixo do esperado. Mesmo que não tenha meta, o esperado era vacinar próximo a essa população de 50 mil pessoas. A atenção primária ficou de dar uma ajuda para a gente e nós estamos divulgando para que esses adultos possam estar indo até as salas de vacinas e receber a vacinação contra o sarampo”, explica a enfermeira.

LEIA TAMBÉM: Funcionários da prefeitura protestam contra demissões