Destaques Saúde

Paraíso vai realizar mutirão contra dengue no distrito de Guardinha

10 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

S.S. DO PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde, realizará neste sábado, 13, no distrito de Guardinha, a partir das 8h, mutirão para recolher entulhos que possam servir como criatório para o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya, zica e febre amarela. A ação tem por objetivo frear o avanço da doença no município, tendo em vista que, com as chuvas isoladas, é percebido um aumento do agente transmissor da dengue.

De acordo com o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santa, no município foi identificado um alto número de focos do mosquito da dengue. Segundo o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), foi registrado um índice de 10% de focos do agente transmissor da doença.

O índice indicado pela Secretaria de Estado de Saúde é de 1%, isso significa que nossos índices estão muito altos e estamos trabalhando para evitar que a doença se espalhe. Neste ano foram notificados 27 casos suspeitos, tendo sido confirma um novo caso da doença no município”, ressalta.

Diante disto, na sexta-feira, 12, os servidores da Vigilância em Saúde estarão no Distrito de Guardinha fazendo o levantamento focal, passando de casa em casa para verificar se há locais que podem estar servindo de criadouro para o mosquito da dengue, para no sábado realizar o mutirão recolhendo entulhos descartados pela população.

Vamos começar esse trabalho pela Guardinha. Se começamos a realizar esse combate logo no começo, evitaremos que a doença se alastre”, completa o coordenador.