Destaques Saúde

Paraíso tem 15 casos de infecção por coronavírus

Por Ralph Diniz / Especial

10 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Site EBC)

S.S. PARAÍSO – A mais recente atualização dos números sobre a ação do novo coronavírus em São Sebastião do Paraíso trouxe preocupação ao município. De acordo com os números divulgados pela Secretaria de Saúde na tarde de ontem, 9, subiu para 15 o número de casos confirmados da doença; além disso, há uma nova suspeita de óbito por covid-19 na cidade.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde por volta das 16h da última terça-feira, Paraíso já notificou 455 casos suspeitos de Covid-19 até o momento, sendo que 15 foram confirmados após realização de exames laboratoriais ou através de testes rápidos.

Destes casos confirmados, cinco já são considerados recuperados após realização de exames laboratoriais, oito diagnosticados através de teste rápido se recuperaram ou estão em isolamento, um morreu no início de abril e outro paciente permanece internado na ala covid da Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Além do novo caso confirmado, uma pessoa que apresentou sintomas suspeitos da doença não resistiu e acabou morrendo ontem. Material foi coletado do corpo da vítima e encaminhado a um laboratório credenciado pelo Estado a fim de identificar a causa da morte. Até o fechamento desta reportagem, não havia informações sobre a identidade do paciente.

Ainda segundo o boletim da prefeitura, 62 pessoas com suspeitas de terem contraído o novo coronavírus estão em isolamento domiciliar e são monitoradas pela Secretaria de Saúde. Além disso, outras sete permanecem internadas na Santa Casa, sendo cinco na enfermaria e duas na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Por fim, o levantamento da prefeitura ainda mostrou que 54 casos já foram descartados após realização de exames laboratoriais, incluindo três óbitos.

Passos e região

Em Passos, o número de casos confirmados subiu para 27 nesta terça-feira. Na região, segundo boletins epidemiológicos divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e por prefeituras, o número de confirmações de subiu para 86 e o número de óbitos passou para sete. Passos, com 27, e Paraíso, com 15, são as cidades com maior incidência, seguidas por Carmo do Rio Claro (10), Pratápolis (8), Itaú de Minas (4), Piumhi (4), Guapé (3), Capetinga (2), Capitólio (2), Itamogi (2), São José da Barra (2), São Tomás de Aquino (2), Alpinópolis (1), Delfinópolis (1), Nova Resende (1), Monte Santo de Minas (1) e São Roque de Minas (1). Segundo a SES, Capitólio é o município da região com maior número de mortes (2), seguido por Carmo do Rio Claro (1), Passos (1), São Sebastião do Paraíso (1), Piumhi (1), e São Tomás de Aquino (1).