Destaques Saúde

Paraíso tem 12 casos confirmados de coronavírus

6 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

S.S. PARAÍSO – São Sebastião do Paraíso registrou mais um caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus no município. Agora, são 12 pessoas que já foram infectadas. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde de quinta-feira, 4, 426 casos suspeitos da doença já foram notificados.

Ainda de acordo com os dados atualizados da Secretaria Municipal de Saúde, não há nenhum paciente diagnosticado com a covid-19 hospitalizado. Dos 12 registros, os cinco confirmados através de exames laboratoriais já se recuperaram, seis identificados após teste rápido estão recuperados ou permanecem em isolamento em suas casas e um culminou em morte, de uma mulher de 72 anos.

O boletim mostrou ainda que 50 suspeitas já foram descartadas após realização de exames laboratoriais, incluindo três óbitos. Além disso, 50 pessoas estão isoladas e sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde; seis delas estão internadas na Santa Casa de Paraíso – cinco na enfermaria e uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta última não é moradora da cidade.

Apesar dos trabalhos de conscientização e fiscalização realizados pela prefeitura, o número de pessoas que têm circulado pelas ruas da cidade sem máscara é considerado alto. Além de colocar a saúde em risco, o cidadão que transita pelas vias públicas da cidade sem a proteção facial pode ser autuado e multado pelo município.

A lei assinada pelo prefeito Walker Américo Oliveira ainda prevê que os proprietários de qualquer tipo de estabelecimento comercial, industrial ou de outra natureza, só poderão permitir o acesso de pessoas que estiverem utilizando as máscaras. O empresário que desrespeitar a regra também poderá ser multado. As pessoas que comprovarem não possuir condições de arcar com os ônus das máscaras, poderão fazer o requerimento junto à Secretaria de Ação Social, para a obtenção do referido insumo de forma gratuita.

Na região, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), já são 73 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com a SES, Passos, com 24 registros, é o município com maior número de casos, seguido por Paraíso (12), Pratápolis (8), Carmo do Rio Claro (7), Guapé (3), Itaú de Minas (3), Piumhi (3), Capitólio (2), Itamogi (2), São José da Barra (2), São Tomás de Aquino (2), Alpinópolis (1), Capetinga (1), Delfinópolis (1), Monte Santo de Minas (1) e Nova Resende (1).