Destaques Saúde

Paraíso tem 11 casos confirmados de covid-19

3 de junho de 2020

S.S. PARAÍSO – Já são 11 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em São Sebastião do Paraíso. Assim como nas últimas confirmações, o diagnóstico mais recente foi registrado após realização de teste rápido. Além disso, seis pessoas com suspeitas da doença estão internadas na enfermaria da Santa Casa e uma encontra-se na UTI do hospital.

Ainda de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado no fim da tarde de segunda-feira, 1º, não há nenhum paciente diagnostico com a covid-19 hospitalizado. Dos 11 casos, quatro confirmados através de exames laboratoriais já se recuperaram, seis identificados após teste rápido estão recuperados ou permanecem em isolamento em suas casas e um culminou na morte de uma mulher de 72 anos.

O boletim ainda mostrou que 409 casos suspeitos do novo coronavírus em Paraíso já foram notificados, sendo que 52 já foram descartados após a realização de exames laboratoriais – incluindo três óbitos. Além disso, 42 pessoas estão atualmente sendo monitoradas, das quais sete estão internadas no hospital – sendo cinco moradoras de Paraíso e duas de outros municípios. Conforme os números, a taxa de ocupação atual dos leitos de enfermaria é de 75% e da UTI, de 12.5%.

Um comparativo dos boletins apresentados nas últimas duas semanas mostrou que o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Paraíso é estável, entretanto, a Prefeitura continua realizando ações de fiscalização e orientação no comércio e nas principais ruas da cidade na tentativa de conter o surgimento de um surto da doença.

Novas medidas

Portaria emitida na segunda-feira, 1°, pelo presidente da Câmara Municipal, Lisandro Monteiro, dispõe sobre novas medidas temporárias para conter a transmissão do novo coronavírus na sede da Casa Legislativa, a fim de preservar a saúde de vereadores, colaboradores e público em geral.

De acordo com o documento, vereadores, servidores, terceirizados, estagiários ou trabalhadores que apresentarem febre ou sintomas virais respiratórios deverão ser considerados casos suspeitos de Covid-19, devendo procurar imediatamente o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento. A portaria ainda determina que deve haver vigilância permanente para medidas de limpeza e desinfecção das superfícies e espaços, tais como banheiros, corrimãos, maçanetas, mesas e equipamentos