Destaques Saúde

Paraíso se aproxima da marca de mil casos de covid-19

Por Ralph Diniz / Especial

5 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – Na tarde de ontem, 4, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, São Sebastião do Paraíso se aproximou ainda mais da casa dos mil casos confirmados do novo coronavírus. Desde o dia 12 de abril, quando uma mulher de 72 anos faleceu por complicações da doença horas depois de ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, o município já registrou 998 casos da doença. Desse total, 945 pessoas já estão recuperadas.

Ao todo, o novo coronavírus causou 31 mortes no município – as duas últimas ocorreram no início desta semana. Na segunda-feira, 2, uma idosa de 81 anos não aguentou a gravidade da doença e faleceu. Já no dia seguinte, foi a vez de um homem de 87 anos perder a batalha para a covid. Ambos estavam internados na UTI do hospital paraisense.

Ainda segundo os dados da prefeitura, 13 pessoas estão em isolamento domiciliar. Em relação às internações na ala covid da Santa Casa, considerando os casos suspeitos e confirmados, o boletim informou que 20 pessoas recebem atendimento na enfermaria e cinco permanecem isoladas na UTI. As taxas de ocupação dos leitos são de 42,55% e 25%, respectivamente.

Apesar dos pedidos da Secretaria de Saúde e da lei imposta pela prefeitura para evitar que a doença continue se espalhando pelo município e fazendo mais vítimas, muitos populares têm desrespeitado as regras da vigilância epidemiológica. Nesta semana, circularam nas redes sociais vídeos de candidatos e cabos eleitorais realizando campanha em bairros da cidade sem o uso da máscara e desrespeitando o distanciamento social.

Mil casos confirmados de covid e 31 óbitos. Dezessete vidas foram perdidas em apenas 30 dias em Paraíso. Mas tem candidato que parece estar ignorando tudo isso. Se ele não está preocupado com a saúde da população agora, imagine só se for eleito”, disse um popular em uma página do Facebook.

LEIA TAMBÉM: Funcionário da Santa Casa morre soterrado em obra