Destaques Saúde

Paraíso registra nove casos de covid-19 no período de 24 horas

Por Ralph Diniz / Especial

17 de julho de 2020

Foto: Reprodução (Site EBC)

S.S. PARAÍSO – São Sebastião do Paraíso registrou, na quarta-feira, 15, o maior número de casos confirmados do novo coronavírus em um período de 24 horas desde o início da pandemia. De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura naquela tarde, nove pessoas foram infectadas pela doença em apenas um dia.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Alpinópolis
  • Ato normativo

Dessa forma, Paraíso viu o número de pessoas infectadas saltar de 65 para 74, após dois dias sem registrar nenhum novo caso da doença. No início do mês, a Secretaria de Saúde chegou projetar que o município poderia ter até 50 novos casos até o fim de julho e chegar a 100 no total. Do dia 1º ao dia 15, 22 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19, sendo que duas mortes foram confirmadas.

Também de acordo com o boletim, há 920 casos suspeitos notificados. Das 74 confirmações, 53 pessoas já se recuperaram, 17 estão em isolamento domiciliar e são acompanhadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, uma permanece internada na Santa Casa e três acabaram morrendo por complicações da doença. Além disso, 108 casos já foram descartados após realização de exames, incluindo sete óbitos.

Ainda segundo os últimos números da prefeitura, 17 pessoas estão internadas na enfermaria da ala covid da Santa Casa, o que representa pouco mais de 36% de ocupação dos leitos disponíveis para pacientes com sintomas suspeitos da doença. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) possui três pacientes internados, ou seja, 15 por cento da ocupação total.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso começa a realizar hoje a testagem rápida para detecção da covid-19 nos bairros, incluindo a zona rural. O trabalho será feito de forma aleatória na população e, conforme os responsáveis pelo inquérito epidemiológico, o objetivo da pesquisa é fornecer dados em tempo real sobre a prevalência de infectados pelo coronavírus no mês de julho. Serão realizados 149 testes na cidade.

Esta ação monitorada acontece também nos 27 municípios que compõem as microrregiões de saúde ligadas à Superintendência Regional de Saúde de Passos – ao todo, serão realizados mil testes para identificação de pessoas com anticorpos do novo coronavírus.

Alpinópolis

Em Alpinópolis, três novos casos foram confirmados pela prefeitura na tarde de ontem. Segundo a administração, as confirmações ocorreram em familiares de um casal morreu em decorrência de covid-19 nas últimas semanas. O município passou de dez para 13 ocorrências.

Ato normativo

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio de um ato normativo divulgado nesta quinta-feira, determina que as feiras livres do município devem funcionar, enquanto durar o estado de calamidade instaurado devido à pandemia de coronavírus, no estacionamento da Arena Olímpica João Mambrini, em sistema drive thru e com entrada controlada de pedestres, e na avenida Zoroastro Bicego, também com entrada controlada de pedestres.

Segundo o ato normativo, todos os feirantes cadastrados e que participam das feiras livres poderão atuar nos dois locais. O consumo de bebidas e alimentos está proibido nas feiras livres do município.

O ato também libera a realização de atividades religiosas e reuniões em geral, inclusive de grupos de oração e de estudos, até as 21h. De acordo com o documento, as atividades poderão ter, no máximo, 30 fiéis e cinco integrantes do cerimonial e as atividades devem manter distanciamento de dois metros, entre os participantes, e de cinco metros entre o responsável pela pregação e o público.

A medida também prevê a higienização dos templos e igrejas, uso de máscara de proteção e, em casos de estabelecimentos com capacidade ampliada, as instituições religiosas poderão requerer, junto ao Comitê Covid-19, a participação de mais de 30 pessoas, desde que apresentem um plano de contingenciamento, que deverá ser aprovado.