Destaques Saúde

Paraíso registra 14ª vítima e região chega aos 90 óbitos

Por Ralph Diniz / Especial

28 de setembro de 2020

Foto:/ Reprodução.

S. S. PARAÍSO – O novo coronavírus fez mais uma vítima em São Sebastião do Paraíso. Na tarde de sexta-feira, 25, um homem de 62 anos morreu após contrair a doença. Este foi o 14º óbito no município – o sétimo apenas em setembro. Além disso, 16 novos casos de covid-19 foram registrados em 24 horas. O idoso esteva internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu às complicações da doença. Das sete mortes registradas em Paraíso por covid-19 neste mês, seis são de pessoas acima dos 60 anos. O corpo do homem foi sepultado no mesmo dia, com todos os protocolos de segurança.

Na região, também foram registradas novas mortes em decorrência de infecção pelo novo coronavírus nesta semana. Em Passos, segundo informações da prefeitura até a última sexta-feira eram 24 casos. Na manhã do último sábado, um homem, de 54 anos foi sepultado de acordo com o protocolo para mortes suspeitas de covid-19, o que pode elevar o número para 25.

Em Jacuí, as duas primeiras mortes foram registradas e, em Itamogi e em Doresópolis, ocorreram os primeiros óbitos. Em Itaú de Minas, o ex-prefeito Clézio Antônio Alves morreu na última quarta-feira, 24, em decorrência da doença. Nesta semana, Passos superou os mil casos confirmados de covid-19. Até sexta-feira, o município tinha 1.044 casos de covid-19. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde neste sábado, já são 3.591 ocorrências na região, sendo 87 mortes, mas ainda não estavam contabilizados os novos casos em Passos, Itaú e Paraíso.

De acordo com o boletim informativo da prefeitura de São Sebastião do Paraíso divulgado na tarde da última sexta-feira, 586 casos já foram confirmados em Paraíso. Desse total, 68 pacientes estão em isolamento domiciliar, seis permanecem internados na ala covid da Santa Casa, 498 já se recuperaram e 14 acabaram morrendo. Desde o início da pandemia, 2.701 casos suspeitos já foram notificados no município, e 340 pessoas com sintomas semelhantes aos da doença estão isoladas em suas casas. Além disso, 329 casos foram descartados após realização de exames laboratoriais, incluindo 23 óbitos. Até o momento, não há nenhuma morte sob investigação.

Sobre as internações, o boletim atualizado aponta que 16 pessoas estão recebendo cuidados na enfermaria da ala covid na Santa Casa (sendo 10 munícipes) e outras cinco permanecem internadas na UTI (três delas residem em outras cidades da microrregião). As taxas de ocupação dos leitos são de 34% e 25%, respectivamente.