Destaques Saúde

Paraíso alinha estratégias de combate ao coronavírus

8 de janeiro de 2021

Durante a reunião, Marcelo Morais destacou a necessidade de um alinhamento entre todos para COMBATER A COVID-19. / Foto: João de Oliveira

S. S. PARAÍSO – Representantes da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, da Santa Casa e de planos de saúde do município fizeram uma reunião, na manhã desta quinta-feira, 7, para alinhar estratégias voltadas ao combate à covid-19 na cidade. Segundo o prefeito Marcelo Morais, e o vice, Daniel Tales, o sistema de saúde do município está prestes a entrar em colapso. Números dos últimos dois dias mostram o crescimento alarmante envolvendo os casos de pacientes contaminados pela doença e ocupação de leitos no hospital.

Durante a reunião, o prefeito Marcelo Morais destacou a necessidade de um alinhamento entre todos para que possa ser combatido o avanço da doença no município, além de evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com demandas advindas dos casos de contaminação pela covid-19. O prefeito demostrou preocupação com os números alarmantes, principalmente em relação à ocupação de leitos da Santa Casa, que está chegando ao seu limite.

O prefeito afirmou que Paraíso enfrenta, agora, os reflexos das festas de fim de ano.

Se não tomarmos medidas drásticas, vamos colher o fruto disso. Precisamos apertar o cerco para que a doença não continue avançando no município”, destacou.

Por fim, Marcelo reforçou a necessidade de um protocolo único para que todos possam dar fluxo à saúde no município e os casos possam ser atendidos sem demora. Reforçou, também, a necessidade da população em estar atenta e se prevenir, uma vez que somente o poder público nada vai conseguir fazer se não houver o envolvimento de toda a sociedade.

Em pronunciamento feito por meio de uma rede social na tarde de ontem, Morais afirmou que a administração será transparente na divulgação das informações sobre a covid-19 no município. Segundo ele, um dos fatores preocupantes é a quantidade de leitos disponíveis. De acordo com o prefeito, atualmente são 18 leitos de UTI disponíveis, sendo que 12 estão ocupados (66%), e na Enfermaria Covid da Santa Casa são 38 leitos, 24 deles ocupados.

São seis vagas na UTI para toda a microrregião. Nas últimas duas lives, eu disse que as pessoas não estão cumprindo isolamento. A gente tem monitorado, desde hoje, todos os casos para encaminhar os mais graves para a Santa Casa”, disse.

Ainda segundo o prefeito, as regiões com maior número de casos de covid-19 em Paraíso são o Centro (140), Jardim Europa (132) Vila Formosa (66) São Judas (65), Mocoquinha (61), Jardim Colapa (51), Lagoinha (46) zona rural (43), Vila Santa Maria (38) e Jardim planalto (36). De acordo com informações divulgadas por Morais no pronunciamento, a faixa etária com a maior quantidade de mortes é de 61 para cima (35 óbitos) e a faixa etária com maior índice de contaminação é entre 21 e 50 anos.

Ele também afirmou que, a partir de amanhã, a prefeitura deve publicar um novo decreto.

Tem várias coisas acontecendo, inclusive dentro do poder público. Vou aguentar até o ponto máximo da linha, se tiver que tomar uma atitude mais drástica, eu vou tomar”, disse.