Destaques Saúde

Palestra gratuita aborda prevenção do câncer de pele

15 de dezembro de 2020

A dermatologista da Unimed, Graziela Castro Ribeiro do Valle, irá tirar as dúvidas dos participantes sobre câncer de pele. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Unimed Sudoeste de Minas promove hoje, 19h30, a palestra online “Dezembro Laranja: tire suas dúvidas sobre câncer de pele”, com a dermatologista Graziela Castro Ribeiro do Valle. As inscrições são gratuitas e abertas para toda comunidade e podem ser feitas até dia 14 de dezembro pelo e-mail viverbem@unimedsudoestemg.coop.br , pelo telefone (35)3529-2636 ou pelo (35)99876-5621.No momento da inscrição, é necessário informar o celular com whatsapp ou e-mail e seu nome completo para envio do link do evento.

De acordo com a dermatologista Graziela Castro Ribeiro do Valle, o evento online é uma oportunidade para que as pessoas que têm dúvidas sobre a doença possam receber orientação, mesmo que não estejam em Passos.

Fazer o evento aberto e com as inscrições gratuitas é uma forma que a Unimed Sudoeste de Minas encontrou de cumprir seu papel cooperativista e partilhar informações em saúde sobre um tema que é tão importante. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA),os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. Em 2020, a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente”, explica a dermatologista.

Entre os temas a serem abordados, estão os tipos de câncer de pele, as características e sinais que devem chamar a atenção sobre as lesões suspeitas, principais formas de prevenção, grupos mais suscetíveis e orientações sobre as dúvidas dos participantes.

A prevenção é muito importante, por isso vamos reforçar as principais medidas neste sentido, que são o uso de protetor solar com FPS 30 ou mais, que deve ser reaplicado ao longo do dia e utilizado independente se a pessoa vai ficar em casa ou se o dia está nublado, por exemplo. Além disso, usar chapéus, bonés e roupas que tenham fator de proteção também colabora na prevenção. É importante ainda estar atento aos sinais, como manchas ou pintas que mudam de formato ou de coloração”.


Você sabia?

No site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há um quizz com perguntas para orientar se a pessoa é um paciente de risco para desenvolver o câncer de pele. Em nenhuma hipótese, este teste substitui a consulta a um médico dermatologista, mas é uma forma de orientar sobre sinais de alerta. O endereço é www.sbd.org.br/dezembroLaranja/calculadora.