Destaques Saúde

Ônibus são higienizados, informa CAF

25 de agosto de 2020

A empresa está com nove ônibus rodando por quase toda a cidade entre 5h e 23h30. / Foto: Arquivo FM

PASSOS – As denúncias enviadas à redação do jornal por usuários da CAF Transporte quanto à falta de higienização dos ônibus que transportam passageiros no perímetro urbano foram contestadas, ontem, pela gerência administrativa da empresa em Passos. Recentemente, o assunto foi motivo de comentário da vereadora Maria Aparecida dos Reis Jerônimo, a Dona Cida (PT), durante sessão na Câmara.

O gerente Mário Messias de Lima contesta as acusações e afirma que a unidade da CAF na cidade está aberta para que qualquer pessoa possa observar o trabalho de desinfecção dos veículos.

Todas as vezes que saem da garagem diariamente para cumprir os trajetos, ao retornarem, funcionários aplicam produtos de limpeza nos bancos, corrimãos, vidros das janelas, poltrona do motorista, e, se houver necessidade, lavam também todo o assoalho”, declarou.

Em relação ao Terminal Rodoviário Zé da Beca, localizado na praça Geraldo da Silva Maia, o gerente comentou os cuidados da área onde os passageiros esperam pelos ônibus, como bancos e a calçada interna, o serviço é terceirizado pela prefeitura.

Quero deixar bem claro que o local também recebe a limpeza diária executada pelo rapaz que administra a lanchonete. Os veículos não são higienizados ao longo dos trajetos e nem no terminal por que atrasaria sensivelmente o cumprimento dos percursos. Nós obrigamos as pessoas a usarem máscara facial, oferecemos o álcool em geral e solicitamos também que o distanciamento social seja rigorosamente obedecido”, frisou Mário.

Para provar que a empresa está seguindo corretamente o protocolo de contingenciamento de combate à propagação do coronavírus, o gerente revelou que, semana passada, recebeu na sede da CAF em Passos o diretor Municipal de Transporte, Paulo Vicente Rodrigues, e não encontrou nenhuma irregularidade.

Aqui, todos os funcionários da administração, manutenção e estacionamento são monitorados em relação ao distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Estamos seguindo rigorosamente, desde o início da pandemia, as normas determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde”, pontuou o gerente.

Hoje, a empresa está com nove ônibus rodando por quase toda a cidade entre 5h e 23h30, sendo três para cada linha: verde, amarela e vermelha. Outros atendem em vários horários, exclusivamente os funcionários do frigorífico da JBS. Desde o início da pandemia, Mário afirma que foi obrigado a diminuir a frota de carros em razão da queda no número de usuários, porém manteve o quadro de trabalhadores em todos os setores da empresa.

Segundo ele, está em fase de final de construção o aplicativo que vai levar inúmeras informações importantes aos usuários da CAF. A principal novidade é a possibilidade de se localizar o ônibus ao longo da rota para que possam chegar nos pontos de paradas e esperarem o mínimo possível para embarcar rumo aos seus destinos.