Destaques Saúde

Ocorrências de aglomeração diminuem 70% em Passos

Por Nathália Araújo / Redação

12 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – As ocorrências envolvendo aglomeração de pessoas recuaram 70% em Passos, conforme informações fornecidas pelo 12º Batalhão da Polícia Militar. Em abril, primeiro mês em que houve denúncias relativas ao tema, os policiais registaram dez ocorrências. Já em julho, foram somente três casos.

Os números, no entanto, são referentes apenas aos atendimentos realizados pela PM, uma vez que as primeiras denúncias são encaminhadas diretamente à equipe da Brigada Municipal de Combate e Enfrentamento à covid-19, que é a responsável por fazer o contato inicial com as pessoas que desrespeitam as medidas de isolamento e distanciamento social.

De acordo com o tenente Carlos Giovani Gomes, existe um padrão de protocolos a ser seguido logo que a polícia é acionada para este tipo de situação.

Apoiamos o trabalho da brigada de forma integral, acompanhamos em residências ou estabelecimentos comerciais e, assim que recebemos a demanda, já enviamos uma viatura até o local. Depois, registramos o Boletim de Ocorrência no Sistema Integrado da Defesa Social (Sids) e encaminhamos ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) ou ao Ministério Público, que seguem com as ações”, explicou.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a PM tem realizado ações de abordagem para alertar os cidadãos sobre a importância das medidas de prevenção ao vírus, como o uso de máscaras e os cuidados com a higiene pessoal. Além disso, o Comitê de Crise Estadual aprova autuações para todas as pessoas que forem flagradas em aglomerações.

Em relação ao cumprimento das regras estabelecidas pelos órgãos de saúde, Gomes afirma que a participação social é a principal maneira de conter a disseminação do vírus.

Todos nós, que compomos o quadro de profissionais que realizam a radiopatrulha, aconselhamos sobre a obrigação de usar máscaras, mas é importante que a população tenha consciência de que essa é uma responsabilidade de todos. Nosso serviço está reforçado, mas é preciso que o isolamento seja respeitado, junto aos cuidados de higienização, para que deste modo os casos parem de aumentar”, completou o tenente.

Para denunciar alguma ocorrência de aglomeração, os cidadãos podem entrar em contato com a PM pelo 190, na discagem rápida, ou pelo Ligue 181, que recebe denúncias anônimas a qualquer hora do dia. Já o telefone da brigada municipal é (35) 9 8871-120 e também está habilitado para receber queixas pelo WhatsApp.