Destaques Saúde

Óbitos por covid diminuem 24% em uma semana na região

Por Laura Abreu / Redação

26 de abril de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Com 49 mortes por covid-19 entre os dias 16 e 23 deste mês, a região teve queda de cerca de 24% nos óbitos em decorrência da doença em relação à semana anterior. De acordo com informações divulgadas por prefeituras, o total de falecimentos subiu de 636 para 685. Entre os dias 9 e 16 de abril, foram registrados 64 óbitos por infecção pelo novo coronavírus na região. Passos, com 16 mortes, e Paraíso, com oito, foram as cidades com maior número de falecimentos.


O que você também vai ler neste artigo: 

  • Internações 
  • Boletim Estadual 

Em Passos, foram 153 novos casos da doença na semana passada e o município atingiu 5.194 registros e 144 falecimentos. Paraíso, com 72 novos casos e oito mortes, chegou a 3.655 confirmações e 152 mortes pela doença. Na região, foram 575 novos casos e 49 mortes. Os dados foram levantados por meio de boletins epidemiológicos das Prefeituras Municipais. Piumhi, com 54 óbitos e Carmo do Rio Claro (30) e Itamogi (30) também estão entre as cidades com maior número de vítimas da doença na região.

Os outros registros de confirmações da região estão distribuídos nas seguintes cidades: Carmo do Rio Claro (60), Nova Resende (36), Monte Santo de Minas (35), Itamogi (30), Cássia (25), Itaú de Minas (19), Piumhi (17), Capitólio (15), Claraval (13), Jacuí (13), Ibiraci (12), Alpinópolis (11), Capetinga (11) e São João Batista do Glória (11).

As cidades que registraram menos casos nesta semana foram Guapé (8), Fortaleza de Minas (7), São José da Barra (6), Pratápolis (5), São Roque de Minas (5), Pimenta (3), São Tomás de Aquino (3) e Bom Jesus da Penha, Delfinópolis, e Doresópolis que tiveram um caso cada.

Monte Santo de Minas teve sete mortes, e Carmo do Rio Claro com quatro, foram as outras cidades da região com mais registros na semana. Cássia e Jacuí tiveram dois falecimentos e Alpinópolis, Capitólio, Guapé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Nova Resende, Pratápolis, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino tiveram um óbito cada.


Internações

Segundo o boletim da Santa Casa de Misericórdia de Passos desta sexta-feira, 71 pacientes estavam internados, sendo 46 da UTI Covid-19 e 32 da enfermaria. O percentual da taxa de ocupação era de 92% na UTI e 71% na enfermaria.

A procedência dos pacientes internados até esta sexta era a seguinte: 37 de Passos, sete de Carmo do Rio Claro, seis de Nova Resende, quatro de Cássia, dois de Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra e São roque de minas, e um de Alpinópolis, Capetinga, Guapé, Ilicínea e Pimenta.


Boletim Estadual

De acordo com o Painel de Monitoramento da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foram 491 confirmações e 64 óbitos novos pela doença nesta semana. O número de vacinas aplicadas também aumentou expressivamente, foram 8.433 doses aplicadas na região, sendo que esta somatória contempla a primeira e segunda dose.