Destaques Saúde

Número de casos aumenta 7,8% e o de mortes cresce 2,6% em uma semana

Por Beatriz Silva / Redação

11 de janeiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS — Números do Painel de Monitoramento de Casos de Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgados neste sábado, registram 9.076 casos confirmados de covid-19 e 193 óbitos em decorrência da doença. Em relação ao último levantamento divulgado pela Folha, atualizado na segunda-feira, 4, a alta de diagnósticos positivos é de 7,8% e de 2,6% no número de óbitos.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Paraíso
  • Suspeitas de covid correspondem a 28% dos atendimentos na UPA

Ainda em relação aos diagnósticos positivos para o novo coronavírus, ao considerar os dados dos boletins epidemiológicos de prefeituras da região, que são atualizados diariamente, a alta é de 10,1%, com 9.275 casos positivos, representando 199 ocorrências a mais que em comparação às registradas pela SES.

Conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde, em cinco dias, Passos apresentou crescimento de 11,3% no total de casos de covid-19, passando de 1.962 para 2.184. O total de falecimentos também aumentou (9,6%), passando de 31 para 34 mortes.

Segundo boletim divulgado pela prefeitura na última sexta-feira, o município já atingiu 2.199 casos e 35 óbitos. Dos casos positivos, 2.001 já estão recuperados, 155 estão em recuperação, e há oito hospitalizados. Entre os pacientes, 923 pacientes são do sexo masculino e 1.276 do sexo feminino.

Desde o último boletim apresentado pela SES, São Sebastião do Paraíso registrou um caso positivo a mais para doença, bem como uma morte a mais, chegando a 1.772 diagnósticos positivos e 51 óbitos. Já em relação ao boletim disponibilizado pela prefeitura, foram informados 1.814 casos confirmados e 54 óbitos. Com referência aos pacientes, 26 positivados encontram-se em internação hospitalar e 14 estão em isolamento domiciliar.

Piumhi passou de 769 diagnósticos positivos para 845, alta de 9,8%. O total de óbitos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, permanece em 12 registros. De acordo com o informe epidemiológico divulgado pela prefeitura piumhiense, 875 casos positivos foram registrados até a última sexta-feira, sendo 663 recuperados, 194 pessoas em isolamento domiciliar, quatro em isolamento hospitalar, dois hospitalizados fora do município e 12 óbitos.

Paraíso

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretária de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, realizou na manhã deste sábado, 9, com a Guarda Civil Municipal, uma operação de alerta à população sobre ações mais severas que serão tomadas no combate à covid-19 a partir desta segunda-feira, 11.

As novas medidas deverão ser adotadas por meio de um decreto municipal e, entre elas, há multa ao cidadão que estiver circulando por vias públicas sem máscara ou desrespeitando isolamento social imposto pela Vigilância em Saúde.

De acordo com o prefeito Marcelo Morais, está sendo feito este comunicado oficial uma vez que o Sistema de Saúde está chegando ao seu limite. “Diante disto, fazemos um apelo à população paraisense para que sigam os protocolos de segurança que estão em vigência”, concluiu.

Veja a tabela com o número de casos de covid-19 entre os dias 4 e 9 de janeiro AQUI!


Suspeitas de covid correspondem a 28% dos atendimentos na UPA

PASSOS — Durante os primeiros sete dias de janeiro, o número de atendimentos compatíveis para suspeita de covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos correspondeu a 28,57% do total de assistências registradas ao longo de todo o mês de dezembro do ano passado. Segundo Bruno Borges Reis, diretor técnico da unidade de saúde, a primeira semana deste ano foi responsável por 560 atendimentos, enquanto que, entre os 31 dias do último mês, 1.960 consultas foram relativas a suspeitas de infecção pelo novo coronavírus.

Ainda em referência aos números para covid-19, no último semestre, a equipe técnica da UPA realizou 6.149 atendimentos para suspeita da doença, o que corresponde a 15,23% do total de 40.374 atendimentos em toda a unidade. Reis explica que, devido ao aumento na demanda de atendimentos, o agravamento na situação da pandemia no município e dificuldade para encontrar um suplente, permanece como diretor técnico da UPA durante os próximos meses.

O objetivo é que a transição ocorra gradativamente, inclusive, o meu desligamento ocorreria na sexta-feira, 8, estávamos preparando um substituto, mas alguns problemas ocorreram e, um dia antes de eu deixar a função, em uma reunião junto ao vice-prefeito Arlindo Nascimento, atual gestor da pasta de Saúde, definimos que, por mais alguns meses, permaneço no cargo, até mesmo em juízo do que está acontecendo neste momento crítico de aumento de infecções pela doença na nossa cidade, assim, em breve, conseguiremos fazer a transição de maneira um pouco mais tranquila”, contou o diretor.

Sobre o aumento nos atendimentos de suspeita de covid-19 e de diagnósticos positivos para a doença, a expectativa é que os números continuem a subir nos próximos dias.

Devido ao período de contágio, incubação da doença e desenvolvimento dos primeiros sintomas, a alta pode decorrer das saídas, encontro e festas de final de ano, realizadas nos últimos dias. Infelizmente, esperamos sim uma piora substancial e trabalhamos com o risco de termos todas as ocupações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa tomados”, completou Bruno Reis.

Por último, o diretor técnico da UPA falou sobre o protocolo a ser seguido por aqueles que apresentem sintomas de covid-19.

Ao sentir dor de cabeça, tosse seca e febre alta, procure o Programa da Saúde da Família (PSF) mais próximo da sua casa, preferencialmente entre 13h e 16h, para avaliação médica. Se diagnosticado, o seu teste rápido para a covid-19 será agendado para o 14° dia, a partir do aparecimento dos primeiros sintomas. Se você já está de quarentena e sentiu os sintomas piorarem, procure o PSF com urgência”, encerrou.

Acompanhe o número de atendimentos total – CLIQUE AQUI!