Destaques Saúde

Novos casos de covid caem 75,9% e Passos fica 11 dias sem óbitos

Por Gabriella Alux/ Redação

13 de setembro de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – Até este sábado, Passos estava sem registros de óbitos por covid-19 há 11 dias, o período mais longo dos últimos meses. De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura, a última morte foi registrada em 30 de agosto. O número de novos casos caiu de 237 para 57 na comparação entre 30 de julho a 10 de agosto e 30 de agosto a 10 de setembro, o que corresponde a uma diminuição de 75,92%. As mortes passaram de 11 para zero, no mesmo período.

De acordo com a secretária de Saúde de Passos, Vanessa Cristina Silva Freire, a diminuição se deve ao avanço na vacinação e ao trabalho desempenhado na área da Saúde. Segundo Vanessa, todas as equipes de atenção à saúde têm desempenhado um grande trabalho na conscientização, atendimento da população nas diversas unidades e, principalmente, o setor de epidemiologia na atuação da imunização.

“Hoje, o município está com uma grande parcela da população vacinada acima de 18 anos e vem fazendo um trabalho de repescagem. Passos também está aguardando o recebimento de doses da vacina contra a covid-19 destinadas aos adolescentes de 12 as 17 anos e das doses de reforço para os idosos acima de 70 anos e indivíduos com alto grau de imunossupressão para dar continuidade na vacinação. Por esse motivo, o município de Passos vem com uma diminuição muito considerável dos casos positivos e de óbitos desta doença nas últimas semanas. Porém, para que se mantenha esse cenário, a população deve continuar seguindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, uso de máscara, evitar grandes aglomerações e, principalmente, continuar se imunizando com as doses necessárias, pois ainda estamos em pandemia e a ajuda de todos é inevitável”, disse Vanessa.

Região

Entre 3 de setembro até a última sexta-feira, as cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) registraram 591 casos positivos, 25,6% a menos que na semana anterior. No mesmo período, foram 13 mortes por complicações da covid, três a menos que na semana anterior. Na quarta-feira, 8, após o feriado, a região ultrapassou o marco de 47 mil casos positivos de coronavírus, desde o início da pandemia.

Dos 27 municípios que compõem a SRS-Passos, Piumhi foi o que registrou maior número de casos (232) e mortes (quatro) na semana passada. Os óbitos também ocorreram em São Sebastião de Paraíso e Monte Santo de Minas, com duas em cada, Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Cássia, Nova Resende e São Roque de Minas, com uma em cada.

Cadastro

A Prefeitura de Passos disponibilizou o formulário para cadastro de adolescentes portadores de comorbidades e pessoas com imunossupressão à vacinação contra a covid-19. Os documentos devem ser apresentados para a imunização e a aplicação será feita de acordo com a quantidade de medicamentos recebidos. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o recebimento das vacinas para atender adolescentes e também idosos acima de 70 anos com a dose de reforço.