Destaques Saúde

Na região, 80% dos vacinados contra covid-19 são profissionais da saúde

Por Beatriz Silva / Redação

1 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS — Desde o início da vacinação contra a covid-19 na região, em 20 de janeiro, 2.863 profissionais atuantes na área da saúde tomaram a primeira dose da Coronavac. O número corresponde a 80,19% do total de imunizados (3.570) entre os 27 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Passos (SRS-Passos), conforme aponta o painel “Vacinômetro”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).


Você também pode gostar de:

Em 19 de janeiro, 9.466 doses do imunobiológico foram entregues à SRS-Passos pelo estado, no entanto, por motivos de segurança, capacidade de armazenagem, e controle de temperatura, foram repassadas às cidades da região apenas a quantia necessária para aplicação da primeira dose (4.733), as demais unidades devem ser entregues neste segunda-feira.

De acordo com a última atualização do Vacinômetro, realizada no sábado, 30, das 4.733 distribuídas entre os municípios da região, 3.570 foram utilizadas. Neste caso, destaca-se que quatro localidades da região não informaram ao portal quantas vacinas foram aplicadas, o que pode contribuir para os números diferentes entre o total recebido e o aplicado.

Sendo os grupos prioritários para primeira etapa de vacinação os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à covid-19, idosos que vivem em lares de longa permanência, pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadoras de deficiência e indígenas que vivem em terras indígenas, além dos 2.863 profissionais de saúde já imunizados na região, 650 idosos e 57 deficientes também foram vacinados.

Até então, 1.155 doses da Coronavac foram aplicadas em território passense, deste total, 1.045 profissionais da saúde foram vacinados, bem como 91 idosos e 19 deficientes maiores de 18 anos de idade. No segundo município mais populoso da região, São Sebastião do Paraíso, 545 pessoas foram vacinadas, sendo 446 profissionais atuantes na linha de frente de combate à covid-19, 95 idosos e quatro deficientes.

Monte Santo de Minas está entre as cidades com maior número de doses aplicadas, neste caso, foram 104 profissionais de saúde imunizados, 99 idosos e 25 deficientes. Por sua vez, Alpinópolis, Guapé, Piumhi e São João Batista do Glória, até o último sábado, 30, não forneceram dados ao portal da SES-MG.


Veja no link abaixo o índice de vacinados nas principais cidades da região: 

Número de imunizados pelas vacinas anticovid na região


Com 3,5 mil vacinados, região recebe mais 24.164 doses

PASSOS — Na região, 3.570 pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 desde a primeira remessa de imunizantes, no último dia 19. Nesta segunda-feira, começam a ser distribuídos aos 27 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), os 11.204 frascos das vacinas contra covid-19, entregues na última quinta-feira, 28, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Além da segunda remessa, também devem ser entregues outras 4.733 unidades da Coronavac, que foram recebidas em 19 de fevereiro, no primeiro envio e que ainda não foram utilizadas.

Em Passos, foram 1.155 vacinados sendo 1.045 trabalhadores da saúde, 91 idosos e 19 pessoas com deficiência. Em Paraíso, 446 trabalhadores, 95 idosos e quatro deficientes foram imunizados na primeira etapa da vacinação. Conforme divulgado pelo governo do estado, desta vez, os municípios devem receber doses da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a AstraZeneca, produzida pela Universidade de Oxford. Dos imunobiológicos recebidos na última semana, devem ser distribuídos 5.264 frascos que contêm uma dose da Coronavac (reserva técnica), 1.440 frascos da Coronavac que possuem dez doses do imunobiológico (14.400 doses) e 4.500 unidades da AstraZeneca, totalizando 24.164 doses.

Para o município de Passos serão 4.044 imunizantes, sendo 2.674 frascos da Coronavac com uma dose da vacina, 1.310 unidades da AstraZeneca e 60 frascos da Coronavac, contendo dez doses. Para São Sebastião do Paraíso, 1.678 frascos devem ser disponibilizados, sendo 528 unidoses da Coronavac, 810 unidades da AstraZeneca e 340 frascos da Coronavac, com dez doses do imunobiológico.

Segundo divulgado pelo portal do governo do estado, a segunda remessa enviada às superintendências regionais levou em consideração o número de trabalhadores de saúde no interior do estado. A subsecretária de Vigilância em Saúde Janaína Passos alertou para a forma adequada para aplicação dos imunizantes.

Os municípios devem ter muita atenção na administração das vacinas de fabricantes diferentes e do quantitativo de doses por frascos, sendo necessário planejamento e organização para que não sejam perdidas ou aplicadas em pessoas que não fazem parte do grupo prioritário nesta fase da campanha”, reforçou.

A unidade regional de saúde pode reter poucas doses como reserva técnica para a reposição de perdas. A subsecretária de Vigilância em Saúde ainda lembrou que é importante assegurar o intervalo ideal entre a aplicação da primeira e segunda dose, obedecendo o intervalo especificado por cada fabricante.