Destaques Saúde

Municípios da SRS Passos criam estratégia para vacinação contra o sarampo

5 de setembro de 2020

Foto: Agência Brasil

PASSOS – Diante da baixa cobertura vacinal da campanha nacional de vacinação contra o sarampo para população de 20 a 49 anos de idade, a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) mobilizou os municípios de sua jurisdição a criarem estratégias para aumentar o número de imunizados. O Ministério da Saúde prorrogou a vacinação até 31 de outubro.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Índice de cobertura vacinal é de 24,30% na região
  • Em Passos

Segundo a referência técnica de Promoção da Saúde da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Passos, Jaqueline Silva Santos, as medidas adotadas pelas equipes de saúde municipais contribuem para que seja alcançado um maior número de pessoas a serem vacinadas. As iniciativas foram de equipes da atenção primária à saúde (APS), que criaram as seguintes estratégias: levantamento do público-alvo para busca ativa, extensão do horário de funcionamento das unidades de APS e salas de vacinação, ampla divulgação da vacinação nas redes sociais, imprensa, cartazes fixados nas APS, busca ativa dos faltosos, vacinação no período noturno, finais de semana, de casa em casa e localização de pontos estratégicos para vacinação extramuro – áreas rurais, açougues, padarias, supermercados, feiras, empresas, praças, repartições de serviços públicos municipais.

Um dos municípios que adotaram tais medidas é Fortaleza de Minas. A equipe local de imunização pediu apoio aos colegas do Programa de Saúde da Família (PSF) e já conseguiu os primeiros bons resultados, segundo a enfermeira do PSF, Paulene Cirino.

Tivemos as seguintes iniciativas: vacinar em lugares onde há adultos trabalhando e ampliar o horário de atendimento para esse público. Foi um sucesso!”, comemora a enfermeira.

De 14 a 20 de agosto, os vacinadores percorreram a prefeitura, agências bancárias, comércio, madeireira e outros estabelecimentos. Até a semana passada, Fortaleza de Minas registrava 41,84% de cobertura vacinal, bem acima da média regional, com as estratégias adotadas, a imunização passou para 50,19% do público-alvo da campanha, segundo dados mais recentes (1/9).

Índice de cobertura vacinal é de 24,30% na região

PASSOS – Em Minas Gerais, até 28 de agosto, apenas 24,4% das pessoas com idade entre 20 e 49 anos haviam sido vacinadas. Nos 27 municípios da Regional de Passos, a cobertura média está em 24,30%, com 48.738 doses aplicadas para uma população de 200.542 pessoas daquelas faixas etárias.

Os municípios que menos vacinaram no período foram Passos (6,45%), Cássia (6,99%) e Itaú de Minas (10,07%). Os que passaram de 60% da meta de cobertura são Doresópolis (90,65%), São João Batista do Glória (76,42%), Nova Resende (73,16%), Vargem Bonita (70,38%) e Guapé (62,06%).

Em Passos

Neste sábado, 5, a prefeitura promove mais um dia D contra o sarampo na feira do Esportivo, das 8h às 14h. A mobilização segue no domingo, 06, na feira JK no mesmo horário. A vigilância epidemiológica em parceria com a Atenção Primária ressalta ainda, que a aplicação da vacina pode ser realizada em empresas. Agendamento no 3522-7177 ou 3522-7032.