Destaques Saúde

Municípios aguardam liberação para vacinar menores de 18 anos

Por Gabriella Alux / Redação

1 de setembro de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – Os municípios de Doresópolis, Capetinga, Claraval, Fortaleza de Minas e Itaú de Minas aguardam orientações para iniciar a vacinação contra a covid-19 em menores de 18 anos. Em algumas cidades, a aplicação da primeira dose na população acima de 18 já foi concluída.

Segundo informações da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), as deliberações sobre o esquema vacinal vêm da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e, até o momento, não recebeu nenhuma orientação sobre o assunto. A única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a Pfizer, para crianças de acima de 12 anos.

Para o vice-prefeito de Itaú de Minas, Matheus Vilela, relatou que a primeira etapa de vacinação contra a covid-19 no município foi concluída.

“Esperamos um posicionamento dos órgãos competentes para prosseguir com a imunização dos jovens abaixo de 18 anos. Hoje, o município de Itaú de Minas não tem nenhuma internação por covid-19. Isso nos dá a esperança de que dias melhores estão por vir. Parabenizo a todos os heróis da Saúde”, disse Vilela.

O secretário de Saúde de Doresópolis, Edson Júnior, afirmou que, em virtude do aumento de doses enviadas, o município reestruturou a sala de vacinação, com mais uma câmara fria para acondicionamento das doses com maior segurança.

“Atualmente, estamos vacinando cidadãos na faixa de 18 anos, com perspectiva de atingirmos 100% de cobertura de primeira dose até outubro. Como está vindo as vacinas da Pfizer, esperamos somente a regional autorizar a vacinação de menores de 18 anos”, declarou.

A secretária de Saúde de Fortaleza de Minas, Edna Andrade, disse que o município também aguarda a liberação da SRS-Passos para iniciar a vacinação em adolescentes de 17.

“A expectativa é de que logo comecemos a vacinar os adolescentes de 17 anos. Hoje, em toda a regional, com cerca de 29 cidades, entre as micros de Passos, Cássia e Piumhi, teremos reunião de Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde uma das pautas será a vacinação”, declarou Edna.

A secretária conta que a reunião é feita todo início de mês para discutir sobre novas portarias, resoluções e assuntos relacionados à Saúde da região. Segundo ela, é na reunião que é possível tirar dúvidas com equipe de apoio da superintendência e também com outros colegas gestores.

A assessoria de comunicação da SRS-Passos informou, nesta segunda-feira, que as orientações sobre vacinação vêm da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e que ainda não foi recebida informação sobre a imunização em menores de 18 anos.

A Anvisa concedeu a autorização da indicação da vacina comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais, no dia 11 de junho de 2021. Até o momento, esta é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos.

De acordo com o portal do Governo, a ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa. A vacina da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo para vacinas covid-19 no Brasil.