Destaques Saúde

Minas recebe mais 100,2 mil doses de vacina Coronavac

10 de Maio de 2021

Mais 100,2 mil doses da Coronavac desembarcaram no Aeroporto de Confins. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – Na manhã deste sábado, 8, o governo de Minas recebeu a complementação da 18ª remessa de vacina contra a covid-19. Segundo informações do governo mineiro, 100,2 mil doses da Coronavac desembarcaram no Aeroporto de Confins e serão destinadas à aplicação da segunda dose do imunizante. A primeira parte dessa remessa chegou na última quinta-feira, 5, com 396,5 mil doses da vacina AstraZeneca.

As doses que chegaram hoje e as que estão previstas para a próxima semana serão suficientes para que os municípios retomem a vacinação das pessoas que só tomaram a 1ª dose da Coronavac e, assim, alcancem a imunidade. É importante que aqueles que só receberam a primeira dose, mesmo já ultrapassados os 28 dias de intervalo recomendado, se encaminhem ao posto de saúde para receber a segunda dose da vacina. A imunidade só é alcançada com a aplicação das duas doses da Coronavac”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.


Logística

Os imunizantes da Coronavac foram levados para a Rede de Frio estadual, em Belo Horizonte, e de lá serão distribuídos para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) a partir de segunda-feira. A logística de distribuição do 18º lote para as URSs segue diretrizes da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
Com esta remessa, Minas Gerais totaliza o recebimento de 8.030.340 doses de vacina contra a covid-19. A chegada de milhares de doses de vacina da AstraZeneca e também da Pfizer, nos últimos dias, vai permitir que Minas Gerais avance ainda mais na imunização dos grupos prioritários.


Ranking

Durante a coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 7, Fábio Baccheretti informou que Minas Gerais ocupa o 6º lugar em vacinação proporcional da população. Em março, o estado ocupava o 17º lugar. “Estamos subindo, melhorando, e o papel dos municípios é fundamental para este desempenho”, afirma o secretário.
A distribuição das doses pode ser acompanhada no site do Vacinômetro da SES-MG: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.