Destaques Saúde

Microrregião de Piumhi volta para a Onda Vermelha

Por Laura Oliveira Hostalácio / Folha com Onda Oeste FM

10 de outubro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PIUMHI – Na última quinta-feira, 8, a microrregião de Piumhi voltou para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente. A média de novos casos de covid-19 no município diminuiu. Durante a última semana do mês de julho, eram registrados, em média, seis novos pacientes por dia na cidade. No entanto, nos primeiros sete dias deste mês, o número caiu para três.
De acordo com a secretária de Saúde, Aline Barbosa, a microrregião engloba, também, as cidades de Vargem Bonita, São Roque de Minas, Pimenta, Doresópolis e Guapé. Assim, a mudança de classificação não é baseada somente nos casos de Piumhi, mas no quadro epidemiológico de todos os municípios.

A nova classificação passa a valer a partir deste sábado, 10, porém, como as ondas indicadas para as micro e macrorregiões são diferentes, cada prefeito poderá escolher qual delas irá seguir: a vermelha (microrregião de Piumhi) ou a amarela (macrorregião de Passos). Segundo Aline, por enquanto a cidade segue na onda amarela. No entanto, novas reuniões entre secretários de Saúde e prefeitos da microrregião serão feitas na semana que vem para traçar os novos rumos e decisões.
Por isso, a secretária insiste na importância de manter os cuidados para prevenção da covid-19.

Eu sei que está calor, que a gente não está aguentando mais ficar em casa. Estamos todos cansados, mas as pessoas estão dando a sensação de que acabou e isso não acabou ainda”, disse.

Ela destaca que as máscaras devem continuar sendo usadas nos estabelecimentos. “O comércio tem tido um papel muito importante. Tem seguido as normas sanitárias, tem deixado álcool em gel, tem cobrado do cliente a presença da máscara, mas, enquanto cidadãos, às vezes estamos falhando nisso. Então vamos fazer a nossa parte”, completou.


Passos autoriza cinema, teatro, leilões e música ao vivo

PASSOS – O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, liberou, por meio de decreto assinado nesta sexta-feira, 9, o funcionamento de cinemas, teatros, apresentações culturais e artísticas em bares, lanchonetes e restaurantes e de leilões presenciais no município. O documento também autoriza o funcionamento do comércio considerado não essencial, exceto salões de beleza e barbearias, hoje e amanhã por conta do feriado prolongado.

De acordo com o decreto, os cinemas e teatros poderão funcionar com 50% da capacidade máxima, observando o distanciamento de dois metros entre as cadeiras e assentos ocupados, sem a permissão de consumo em balcões e com controle de pessoas em locais de uso comum, como banheiro, por exemplo, além de disponibilizar locais para higienização das mãos.
Bares, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar até as 24 horas, com controle de frequência, medidas de higienização e limite de seis cadeiras por mesa, e também estão liberados para oferecer apresentações artísticas e culturais com no máximo cinco integrantes.

O decreto também autoriza a realização de leilões presenciais, em todas as modalidades, em locais previamente designados e aprovados por meio de alvará e que devem seguir plano de contingência para prevenção ao contágio do novo coronavírus. A ocupação dos recintos será restrita a um terço da capacidade e deverá manter isolamento de dois metros entre cadeiras ou assentos, com obrigatoriedade do uso de máscaras e aferição de temperatura. De acordo com o decreto, o município mantém a permanência na Onda Verde do Plano Minas Consciente, elaborado pelo governo estadual para a retomada gradual da economia.