Destaques Saúde

Médico de Piumhi alerta sobre os cuidados com a pressão arterial

13 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PIUMHI – O médico André Leonel, da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Guilherme Alves (Tó), de Piumhi, alerta a população sobre os cuidados com a pressão arterial durante a época de frio. De acordo com ele, “é comprovado que, em temperaturas mais baixas, principalmente a partir de 14 °C, o corpo responde de maneira a subir a pressão arterial e com isso elevar a chance de um evento cardiovascular, por exemplo um infarto, um AVC”.

Com a pandemia, pessoas com doenças crônicas deixam de procurar a UBS para os cuidados de controle.

Doenças crônicas, em geral, não esperam, elas continuam, tendo ou não coronavírus”, ressaltou o médico. Por isso, é importante manter o acompanhamento das doenças, tomando a medicação regularmente, realizando os exames para que os ajustes de medicação sejam realizados. “Não deixe de procurar sua unidade de saúde, seu médico que faz o acompanhamento dessas condições”, disse.

Quanto à relação entre temperatura e pressão arterial, o médico explicou que, em temperaturas mais baixas, o corpo tenta balancear para manter-se a 36,2°C. Para isso, as veias começam a se contrair nas extremidades do corpo, como nas pontas dos dedos. Essa contração involuntária causa um aumento no batimento cardíaco, para tentar bombear mais sangue nas veias contraídas. Enquanto tenta bombear mais sangue, o corpo acaba elevando a pressão arterial para que este chegue mais rápido em todo o organismo.