Destaques Saúde

Massa de ar seco mantém temperaturas elevadas

18 de agosto de 2020

O recomendando é que todos consumam ao menos dois litros de água por dia para manter a hidratação. / Foto: Divulgação

PASSOS – Em meio à estação mais fria do ano, os últimos dias foram marcados pela chegada de uma onda de calor nas cidades da região. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a elevação nas temperaturas ocorre em função da chegada de uma massa de ar seco, que deve permanecer até sexta-feira, 21.

Conforme as previsões, as maiores temperaturas devem ser registradas entre hoje e amanhã, com mínima é de 16ºC e máxima é de 30ºC para os dois dias. O céu deve continuar claro e com a presença de muitas nuvens por conta do clima seco, no entanto, as condições devem mudar no fim semana, com a chegada de uma frente fria que deve se instalar em boa parte do Brasil, mas ainda não há previsão de chuvas.

Segundo o meteorologista da 5ª região do Inmet Claudemir Azevedo, a intensificação da massa de ar seco é comum neste período.

Estas condições são típicas neste período do ano e, ao longo de todo o mês de agosto, as temperaturas devem continuar elevadas. Até o fim da estação, alcançando o início da primavera, haverá queda nas temperaturas em toda a região, com baixa incidência de chuvas”, destacou.

A companhia Climatempo ressalta que a massa de ar seco chegou há cerca de 15 dias e tem funcionado como uma espécie de barreira para a frente fria. Ao longo do dia, a umidade relativa do ar fica em cerca de 20%, enquanto à noite pode chegar até 50%.

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu uma nota recomendando que todos consumam ao menos dois litros de água por dia para manter a hidratação, que façam uso de filtro solar, repelentes e colírios lubrificantes. Poeira e fumaça de automóveis devem ser evitados para prevenir doenças respiratórias.