Destaques Saúde

Marcelo Morais afirma que poderá fechar Paraíso por 15 dias

18 de Maio de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, afirmou, em entrevista a uma rádio na manhã desta segunda-feira, que poderá decretar lockdown por 15 dias na cidade se os números de casos e óbitos por covid-19 continuem a aumentar no município. Ontem, a cidade atingiu 179 mortes e 4.089 casos, cinco óbitos e 21 casos a mais que os registros divulgados pela prefeitura no último sábado.

Eu estou acompanhando os números e esta semana eles cresceram vertiginosamente por causa de relaxo da população, das pessoas que não estão usando máscaras e respeitando o distanciamento”, disse Morais. Segundo o prefeito, se os números da doença continuarem como estão, a cidade pode ser fechada por 15 dias.

Ontem (domingo) me perguntaram: você está pensando em fechar a cidade, fazer um lockdown, na cidade? Se os números continuarem como estão, sim. A cidade fechada por 15 dias e não abrir nada. Estou pensando na possibilidade e vou reunir a equipe técnica porque a situação está ficando grave”, disse. O prefeito também afirmou que esse é o momento mais tenso que ele está vivendo desde o início da pandemia.

No fim de semana, a Guarda Civil e a Polícia Militar autuaram uma festa com cerca de 300 pessoas na avenida João Pereira, na Vila Alza. O prefeito também afirmou que foi registrado um boletim de ocorrência e que a prefeitura vai acionar o Ministério Público para que os organizadores da festa clandestina sejam responsabilizados.


Passos

Com 11 mortes por covid-19 ocorridas desde a última quinta-feira, Passos superou o total de óbitos registrados em São Sebastião do Paraíso e voltou a ser o município com maior número de mortes em decorrência da doença na região. De acordo com boletim epidemiológico divulgado ontem pela Prefeitura de Passos, o município atingiu 183 mortes, 11 a mais que o último documento, divulgado na quinta-feira da semana passada, e 6.205 casos confirmados de infecção pelo coronavírus, 92 a mais em relação ao mesmo período.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, 129 óbitos ocorreram entre pessoas com mais de 60 anos, e 54 das vítimas tinham menos que 60. No município, morreram 99 homens e 84 mulheres em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia. Ainda de acordo com a prefeitura, entre os casos confirmados, 343 têm até 15 anos de idade, 843 são jovens com até 25 anos, 4.024 têm até 60 anos, e 995 têm mais de 60 anos. As mulheres, com 3.432 registros, lideram os casos confirmados. Os homens somam 2.773 casos.

Em São Sebastião do Paraíso, segundo informações da prefeitura referentes ao período até 12 de maio, o coronavírus atingiu 2.184 mulheres, sendo que 81 morreram, e 1.819 homens, sendo que 90 faleceram. Segundo a prefeitura, a taxa de ocupação nos leitos destinados a pacientes com covid-19 na Santa Casa de Paraíso está em 65% na UTI, com 13 das 20 vagas ocupadas, e em 61,7% na enfermaria, com 29 dos 47 leitos ocupados.


Vacina

A partir desta quarta-feira, 19, a vacinação de pessoas com comorbidades com idade entre 52 e 59 anos será feita no Ginásio Baru de Pádua, na rua Sexta Chapada, 328, em Passos. Segundo a prefeitura, a imunização vai ocorrer entre 8h e 13h e é obrigatório apresentar RG e CPF, comprovante de residência e laudo ou receita médica recentes.