Destaques Saúde

Mãe e filha morrem de covid em São Sebastião do Paraíso

Por Ralph Diniz / Especial

18 de setembro de 2020

Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – Mais duas mortes por infecção pelo novo coronavírus foram registradas em São Sebastião do Paraíso na tarde de ontem, 17. Os óbitos ocorreram entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira e as vítimas eram mãe e filha. Elas tinham 93 e 66 anos, respectivamente. Até agora, 11 pessoas morreram no município devido à doença – três apenas nesta semana.

As duas mulheres estavam internadas na Santa Casa de Misericórdia e foram enterradas de acordo com protocolo para covid-19, no cemitério do município, com diferença de menos de quatro horas entre os dois sepultamentos. De terça para quarta-feira, uma mulher de 80 anos também faleceu no município em decorrência da doença. O sepultamento dos corpos foi realizado conforme as normas da Vigilância Sanitária para evitar o contágio.

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde divulgado ontem, Paraíso tem 524 casos confirmados da doença, sendo que sete pacientes estão internados na Santa Casa. Além disso, 74 estão em isolamento domiciliar e 432 já se recuperaram. Onze pessoas morreram desde o início da pandemia – quatro neste mês. Além disso, 344 casos suspeitos estão sendo monitorados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, e os pacientes permanecem em isolamento domiciliar. Ainda segundo o boletim, 286 casos foram descartados após realização de exames laboratoriais, incluindo 17 óbitos.

Entre casos confirmados e suspeitos, 23 pessoas estão internadas na ala covid da Santa Casa, sendo 17 na enfermaria (dez munícipes) e cinco na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais três residem em outros municípios da microrregião. A taxa de ocupação dos leitos, até a tarde de quinta-feira, era de 36% e 25%, respectivamente.

Em suas redes sociais, a Prefeitura mencionou as duas mortes causadas pelo novo coronavírus em menos de 24 horas e ressaltou que a pandemia não acabou. Também pediu para que as pessoas façam a sua parte e adotem todas as medidas de prevenção. Nas ruas, os fiscais do município têm tido trabalho para conscientizar o público. Segundo denúncias, diversas pessoas estão transitando pelas ruas da cidade sem máscaras e desrespeitando as regras de distanciamento social.