Destaques Saúde

Live aborda prevenção de problemas respiratórios na infância no inverno

20 de julho de 2021

Foto: Divulgação

A pediatra Lilia Jane Marques de Sousa Vianna, cooperada da Unimed Sudoeste de Minas, conduz a live com o tema “Problemas respiratórios mais comuns no outono e inverno: como prevenir”?, que será realizada no dia 20 de julho, às 18h30 no perfil do Instagram @unimedsudoestemg . O objetivo da ação é prestar orientações sobre as principais doenças mais comuns neste período do ano, como resfriados, rinite, gripe, sinusite, bronquite, asma e pneumonia.

Dentre as doenças de transmissão respiratória, citamos também a infecção pelo Sars cov 2(Covid-19) cujo modo de transmissão é semelhante às outras infecções citadas. Portanto, os cuidados para evitar a contaminação são semelhantes”, acrescenta a pediatra.

Entre os tópicos a serem abordados na live estarão a importância de hábitos saudáveis na prevenção destas doenças, que são mais comuns neste período devido ao ar muito seco, que causa ressecamento das vias respiratórias e as baixas temperaturas, que deixam o organismo mais suscetível à ação de fungos, bactérias e vírus.

Entre as dicas, podemos citar a hidratação frequente do organismo e, especialmente, a higienização das narinas com solução salina várias vezes ao dia, deixar o ambiente arejado e limpo, evitando a disseminação de bactérias, vírus e ácaros e os hábitos de boa alimentação e prática regular de atividade física”, detalha.

A pediatra também ressalta que a live é uma oportunidade para que pais e mães possam tirar suas dúvidas sobre os sintomas, tratamento e prevenção destas doenças.

Queremos fazer um evento bastante interativo, em que as pessoas tenham a chance de perguntar sobre este tema, que causa tantas dúvidas entre os pais, especialmente os de primeira viagem. Vamos abordar vários outros temas, como relação entre alimentação e imunidade e dúvidas sobre suplementação de vitaminas e minerais. Vale ressaltar que o evento é gratuito e aberto para qualquer pessoa interessada neste tema, basta seguir o perfil @unimedsudoestemg no Instagram e estar online durante a transmissão para interagir e enviar as perguntas”, ressalta a pediatra.