Destaques Saúde

Lar Frederico Ozanam tem surto de covid-19 e 15 idosos são infectados

Por Adriana Dias / Redação

26 de janeiro de 2021

O médico Thales Vaz tem feito todo o trabalho de prevenção e cuidados no acompanhamento com os idosos do Lar Frederico Ozanam. / Foto: Reprodução

C.R. CLARO – Na última semana, foi identificado um surto de covid-19 no Lar do Idoso Frederico Ozanan, em Carmo do Rio Claro. A prefeitura tem dado prioridade e total apoio à entidade, incluindo o fornecimento de médicos e outros profissionais, bem como todos os insumos necessários no momento. Dos 49 idosos residentes no estabelecimento, 15 testaram positivo para a doença, além de oito funcionários que também foram infectados.


Você também pode gostar de:

De acordo com a assessoria de Comunicação da prefeitura de Carmo do Rio Claro, o Lar Frederico Ozanam está sob a coordenação do médico Thales Vaz Inácio, que montou uma estrutura para o isolamento dos pacientes infectados, e uma equipe especial foi designada para atuar de forma preventiva e no tratamento dos idosos e funcionários, além da realização dos testes.

A instituição conta com 49 idosos residentes e 27 funcionários. Foram realizados testes de anticorpo e antígeno, somando um total de 63 exames até o momento. Com a chegada das vacinas, 28 idosos e 12 funcionários foram vacinados. Os pacientes que testaram positivo não foram vacinados, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

Dos 15 idosos que testaram positivo, cinco deles ainda não apresentaram sintomas. Dois idosos foram encaminhados, na tarde desta segunda-feira, 25, para o hospital e aguardam uma vaga para serem encaminhados à Santa Casa de Passos. Todos os outros estão em isolamento no Lar do Idoso. A maioria apresenta sintomas leves, necessitando apenas de monitoramento e hidratação. Para isso, o médico Thales Vaz Inácio está disponível 24h para a entidade.

A prefeitura está prestando todo apoio ao Lar do Idoso e pede também a cooperação da população. Com o grande aumento dos custos de manutenção, de toda a estrutura de funcionários, de material de limpeza e desinfecção, a entidade conta com a solidariedade da população. O Lar do Idoso disponibilizou a seguinte conta para os interessados em fazer doações: Banco Sicoob Credicarmo 756 – Agência 3108 – conta-corrente 4101-7 no nome de Lar do Idoso Frederico Ozanan – CNPJ 05.012.095/0001-87.

Em São Sebastião do Paraíso, o número de mortes por covid-19 subiu para 72, nesta segunda-feira. De acordo com boletim epidemiológico municipal divulgado ontem, foram dois novos óbitos. A cidade tem 2.283 casos confirmados. Piumhi também teve duas mortes por covid-19 neste fim de semana.

Segundo a prefeitura, os óbitos foram registrados no sábado e no domingo. O município está com 1.228 casos e 19 óbitos em decorrência da doença. Em Passos, o número de mortes chegou a 52, ontem, e os casos subiram para 2.870. No boletim divulgado na última sexta-feira, Passos estava com 45 óbitos e 2.803 casos.