Destaques Saúde

José Milton da Silva assume como novo diretor da UPA de Passos

Por Stéfany Dias / Especial

21 de janeiro de 2022

Foto: Divulgação.

PASSOS – O médico José Milton da Silva assume, nesta sexta-feira, 21, o cargo de diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos. A nomeação dele foi assinada pelo prefeito do município, Diego Oliveira, na última quarta-feira, 19. A unidade ficou sem diretor depois que Flávio Ferreira deixou o cargo, no dia 13 deste mês, após desentendimento com a secretária municipal de Saúde, Vanessa Cristina Silva Freire.

Segundo José Milton, ele já vem atuando na direção da UPA, interinamente, desde terça-feira, mas, nesta sexta, assume, oficialmente, o cargo. Cirurgião geral formado pela Faculdade Federal de Juiz de Fora há mais de 35 anos e também atua como médico do trabalho, possui formação em cardiologia, cardiogeriatria e é médico legista aposentado da polícia.

“Me sinto muito honrado, orgulhoso e agradecido, por assumir um cargo de tamanha relevância como este. Pois bem, sei eu que a UPA hoje demanda de uma atenção especial e sei também que o desafio é grande mas, com fé em Deus, e com os apoios da comunidade e equipe de administração, conseguiremos ultrapassar todos os obstáculos que nos serão apresentados e com bom senso e serenidade daremos seguimento aos projetos aprovados e implementados nas gestões anteriores, para o bom funcionamento da UPA e bem-estar das pessoas, os quais podem contar com meu carinho, dedicação e trabalho”, disse o novo diretor.

“Já estou trabalhando interinamente desde terça-feira, mas como tiveram várias ocupações hoje, reuniões, etc, amanhã já começo a dar andamentos nos documentos, ofícios, na UPA”, explicou ele.

A secretária de saúde, Vanessa Cristina Silva Freire, afirma que o médico possui muita experiência e conhecimento, além de bom relacionamento com o município de Passos.

“Ele é um profissional da unidade, tem muita experiência, conhecimento de urgência e emergência, tem um relacionamento muito bom com a comunidade Passense e toda a equipe”, disse ela.

O médico foi escolhido e homenageado como o Trabalhador do Ano em 2019. O título é entregue pela Câmara Municipal de Passos no mês de maio, no dia do aniversário da cidade. Desde o início de seu trabalho em Passos, assumiu vários plantões na unidade de saúde de pronto atendimento, onde ganhou o cargo de diretor clínico. Na UPA, atualmente faz plantões de terça a sexta e sábados e domingos.

Em janeiro de 2009, Silva foi convidado a trabalhar em Passos, iniciando os serviços no antigo Pronto Socorro Municipal. Atuou também no laboratório de especialidades médicas, no São Lucas e no hospital psiquiátrico Otto Krakauer, após se estabelecer no município, assumiu o PSF São Francisco, onde ficou por cerca de um ano e, posteriormente, o PSF do Novo Horizonte, onde permaneceu por aproximadamente seis anos.