Destaques Saúde

Janeiro foi o mês com maior número de mortes por covid-19 em Passos

Por Talita Souza / Redação

2 de fevereiro de 2021

Houve um aumento de 63,78% no número de casos positivos e 83,87% no número de óbitos. / Foto: Divulgação

PASSOS – Janeiro foi o mês com maior registro de casos e óbitos por covid-19 em Passos desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. O município registrou 1.182 novos casos e 26 óbitos pela doença no primeiro mês de 2021, de acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Passos. A média é de 36 casos positivos por dia.

Entre dezembro e janeiro, houve uma taxa de aumento de 63,78% no número de casos positivos e 83,87% no número de mortes em Passos, já que no último mês de 2020 haviam sido registrados 385 novos casos e três óbitos. Até o momento, os meses com mais mortes eram agosto e setembro do ano passado, com oito óbitos.

O número de infectados em janeiro foi 186,89% maior do que o mês de setembro, que até então tinha sido o pico de novos casos confirmados de covid-19 na cidade. Fazendo um comparativo entre o primeiro e último dias do período, em setembro, segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura de Passos, foram confirmados 412 casos no município.

Em outubro e novembro houve uma queda nas contaminações, registrando, respectivamente, 234 e 146 novos casos. Houve também uma queda no número de óbitos nesse período, em outubro foram registradas três mortes e em novembro uma.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a microrregião Passos já registrou 5.501 casos positivos de covid-19 e se encontra na Onda Vermelha do Minas Consciente, a fase mais restritiva do programa. Na última semana, a Prefeitura de Passos emitiu um decreto com as novas medidas restritivas do município seguindo o novo protocolo do Minas Consciente.