Destaques Saúde

Itaú e Piumhi avançam na aplicação de terceira dose contra a covid-19

Por Gabriella Alux/ Redação

15 de outubro de 2021

Itaú começou a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em idosos acima de 70 anos e em pessoas imunossuprimidas, com idade entre 50 e 59 anos./ Foto: Reprodução.

ITAÚ DE MINAS – A |Prefeitura de Itaú de Minas começou, na última quinta-feira, 14, a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em idosos acima de 70 anos e em pessoas imunossuprimidas, com idade entre 50 e 59 anos. Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, os idosos receberão a terceira dose após seis meses da segunda dose, mas as pessoas imunossuprimidas podem tomar a terceira dose 28 dias após ter recebido a segunda.

“Vacinaremos com a dose reforço, também chamada de terceira dose, os idosos de 70 anos e mais, menores de 70 anos que já passaram seis meses da segunda dose e imunocomprometidos. Também, antecipamos a segunda dose daqueles que tomaram a Pfizer, com intervalo mínimo da primeira para segunda dose de 60 dias. Mantemos a vacinação de primeira dose de pessoas com idade maior ou igual a 14 anos e segunda dose, de acordo com vencimento”, declarou Emilaine Pereira Custódio, secretária de Saúde de Itaú de Minas.

Segundo ela, neste sábado, 16, haverá o Dia D da campanha da multivacinação para a faixa etária de 0 a 14 anos, para que os cartões de vacinação sejam atualizados. A secretária conta que, no Dia D, terá distribuição de escova dental para as crianças e adolescentes e a presença de uma dentista para orientação de escovação, mantendo os cuidados com relação à covid-19. Na mesma data, também será aplicada a primeira dose da vacina contra a covid-19 para adolescentes de 12 anos ou mais.

“Percebemos, de acordo com o boletim diário e busca por atendimento, um número menor de positivos para covid-19 e, também, menor número de agravos e óbitos. A expectativa é que, em breve, iniciemos também a aplicação da dose reforço para os profissionais de Saúde. Apesar da melhora no cenário, ainda insistimos com os cuidados de prevenção da transmissão do coronavírus”, declarou a secretária.

Piumhi

A Prefeitura de Piumhi convocou ontem, 14, através de rede social, os moradores para tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Segundo informações da administração, para receber o imunizante, é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

De acordo com o cronograma divulgado pelo município, a dose de reforço está sendo aplicada em idosos acima de 70 anos, que tenham o intervalo da segunda dose há mais de seis meses. Para ser imunizado, basta ir na sala de vacina, com opção de drive thru, das 8h às 20h. Para os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, será possível ser vacinado em casa. Para isso, ligue 3371-9229.