Saúde Destaques

Itaú e Claraval iniciam vacinação em jovens com 18

Por Gabriella Alux/ Redação

25 de agosto de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Itaú de Minas inicia hoje, 25, a aplicação da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 18 anos completos. A imunização acontece na Estação Cultura, localizada no bairro Santo Antônio, das 8h às 13h. Além de Itaú, Claraval também está vacinando pessoas com 18 anos.

Para o prefeito de Itaú, Norival Francisco de Lima, chegar a esta faixa etária é um marco. Segundo ele, agora serão aguardadas as próximas instruções do governo do Estado em relação à vacinação dos menores de 18 anos.

“Hoje, nós atingimos mais um passo importante na imunização das pessoas de Itaú de Minas contra a covid-19. À medida que baixam as idades de vacinação, cresce a expectativa que, num futuro próximo, já estaremos livres dessa terrível pandemia”, disse Norival.

Em Doresópolis, estão sendo vacinados os moradores com 19 anos de idade e o secretário municipal de Saúde, Edson Junior, afirma que o município se empenhou na estruturação do serviço de imunização para que a administração da vacina contra a covid-19 ocorresse de forma rápida e com ampla cobertura.

“Nosso trabalho foi considerar não somente aplicar a vacina, mas, principalmente, em atingir cobertura acima de 95% por faixa etária. Atualmente, que estão sendo vacinadas pessoas com 19 anos, o município estima atingir o público permitido pelo Plano Nacional da Imunização (PNI) para vacinação da primeira dose até meados de outubro. Agradecemos aos profissionais de saúde e também à população pelo empenho e compromisso para com os processos de vacinação”, disse o secretário.

Passos atingiu a faixa etária de 23 anos. A imunização acontece, das 7h30 às 20h, no Ambulatório São Lucas e, das 16h às 20h, nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) CSU e Coimbras I. Para vacinar, é preciso apresentar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, cartão de vacinas, caso tenha disponível, e estar cadastrado no Vivver.

Em Passos, também estão sendo imunizados trabalhadores da indústria com 20 e 21 anos. A vacinação ocorre até hoje, 25, das 16h às 20h, no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na avenida Breno Soares Maia, 835. Para vacinar, é preciso levar RG e CPF, Carteira de Trabalho e declaração de vínculo empregatício na indústria, assinada por um responsável. Segundo a prefeitura, somente serão vacinados os trabalhadores que se enquadram na lista da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae).