Destaques Saúde

Internado em Poços de Caldas, padre Darci tem quadro estável

Por Ézio Santos/ Especial

7 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – O quadro clínico do padre Darci Donizetti da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada em Passos, é estável. A informação consta no boletim médico do Hospital da Unimed de Poços de Caldas, divulgado na tarde de segunda, 5. Após ser diagnosticado com o novo coronavírus, o pároco teve de ser induzido ao coma e respira com a ajuda de aparelhos.

Há duas semanas, o sacerdote apresentou problemas no joelho direito e ficou sem celebrar missas por dois finais de semana. Devido às dores intensas, no início da semana passada, ele foi internado no Hospital Unimed de Passos. Dias depois, passou a sentir os sintomas da covid-19, e os resultados dos exames confirmaram a doença. Como o plano de saúde do padre não é conveniado com a Santa Casa de Passos, os médicos do São José optaram por transferi-lo para Poços de Caldas, onde há várias Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) preparadas para o atendimento às pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.  Na sexta-feira, 2, o pároco deixou o hospital de Passos. Entretanto, no domingo, o quadro clínico dele piorou e foi necessário intubá-lo.

Ele apresentou cansaço e foi levado para a UTI. Não apresentou intercorrências negativas nas últimas 12 horas, mas uma nova avaliação médica deve ocorrer somente nos próximos dias para sabermos a intensidade da doença”, explicou o médico intensivista André Francisco Reis, do Hospital Unimed de Passos.

Com a transferência do pároco José Neres Lara para Capetinga, Darci Donizetti da Silva assumiu, no dia 8 de fevereiro de 2020, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, cuja igreja matriz se localiza no alto do bairro Canjeranus. Mas logo veio a pandemia do novo coronavírus e ele não pôde se expor aos fiéis, porque todas as celebrações foram suspensas temporariamente – e retomadas gradativamente por meio das redes sociais.

Na manhã de terça-feira, 6, conforme uma pessoa próxima ao padre que preferiu não se identificar, ele apresentou melhoras no quadro respiratório, e os médicos devem introduzir uma sonda para alimentação, pois, até o momento, o pároco tem recebido apenas soro.

PADRE DARCI FICOU ALGUNS DIAS INTERNADO EM PASSOS
ANTES DE SER LEVADO PARA POÇOS DE CALDAS. / Foto: Divulgação