Destaques Saúde

Instituição oferece visita online a pacientes com suspeita de coronavírus

27 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

S.S. PARAÍSO – A pandemia do novo coronavírus tem feito com que as pessoas se afastem de amigos e familiares. Mais difícil do que escolher o isolamento social para evitar o contágio da covid-19 é ser obrigado a ficar longe de seus entes queridos porque se está infectado com a doença. E para aliviar um pouco do sofrimento dessas pessoas, a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso implantou um sistema de vistas online a pacientes que estão isolados.

A visita virtual de familiares e amigos aos pacientes isolados com suspeita de coronavírus acontece via chamada de vídeo realizada através de um tablet conectado à internet. O projeto foi idealizado pelas enfermeiras coordenadoras da Ala Covid e pela equipe de assistentes sociais da Santa Casa. Além disso, o grupo conta com o apoio do departamento de Tecnologia de Informação do hospital.

Segundo a assistente social Walmira Sandro, além de amenizar a saudade por causa do distanciamento, a ferramenta também contribui para a recuperação dos pacientes.

A gente tem tido resultado positivo depois desse projeto. A ideia foi devido ao fato de que o paciente internado com suspeita de covid, ele vai para uma ala em que ele fica isolado. Ele não recebe visitas e não é possível acompanhante. Então, do lado de fora a família fica muito angustiada e, do lado de dentro, os pacientes também ficam angustiados, alguns ficam chorosos, isso une o paciente e o familiar mesmo que através de uma visita de videochamada”, disse.

De acordo com a assistente social, a equipe toma todos os cuidados necessários para evitar um possível contágio. Por isso, durante a visita virtual, o paciente não tem contato com o equipamento eletrônico.

O serviço social faz o agendamento com os familiares e quem faz a videochamada é a equipe de enfermagem do setor, que segura o tablet e tem toda uma questão de higiene do equipamento também. O tablet é envolvido no papel filme, para depois ser esterilizado e passar para o próximo paciente também”, explicou.

Walmira Sandro afirmou que, desde a Santa Casa lançou o projeto, muitos familiares de pacientes com suspeita do novo coronavírus têm demonstrado interesse em “visitar” seus entes queridos. E quando o encontro virtual acontece, todos se emocionam, inclusive os membros da equipe do hospital.

Se emocionam os enfermeiros, o fisioterapeuta quem está ali na hora fazendo a videochamada junto ao paciente, se emociona junto com ele e o familiar, é muito emocionante mesmo. É confortante, eles não se veem há dois, três dias e de repente tem a visita e todo mundo mata a saudade e fica tudo mais fácil. O paciente consegue ânimo para tentar se recuperar mais rápido e ver a família”, concluiu a funcionária.

Para agendar um encontro e participar da visita online, os amigos ou familiares de pacientes internados na Ala Covid da Santa Casa de Paraíso devem entrar em contato com as assistentes sociais no próprio hospital ou através do telefone (35) 3539-1300.