Destaques Saúde

Índice de recuperação de infectados pelo coronavírus é de 83%

29 de agosto de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – O índice de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e conseguiram se recuperar está em 83,06% na região, conforme aponta balanço realizado com os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Até sexta-feira, os municípios da região registraram 2.309, sendo 1.918 já recuperados.

De acordo com o levantamento, Passos é o local que tem o maior número de infectados (617), seguido por Piumhi (308) e São Sebastião do Paraíso (296). Em relação ao percentual de recuperação, Guapé possui o melhor resultado (94,91%). Em Alpinópolis, a taxa é de 92,53%. Apenas um caso está em monitoramento nas cidades de Delfinópolis, Doresópolis e São Tomás de Aquino, sendo que em Fortaleza de Minas, Pimenta e Vargem Bonita não há mais nenhum.

Para atender toda a região, apenas as Santas Casas de Misericórdia de Passos e São Sebastião do Paraíso possuem leitos com equipamentos habilitados para tratar a covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Na primeira cidade são 52 vagas e nove estão ocupadas, ao mesmo tempo que na segunda são 20 e, desta soma, cinco estão em uso. Do número total, 80,56% estão disponíveis para internações.

Após a realização de diversas análises acerca dos efeitos da pandemia, a SES-MG deu início a um estudo para incluir leitos suplementares no programa Minas Consciente, considerando que este é autorizado pela deliberação nº 78, criada pelo Comitê Extraordinário. O principal objetivo das pesquisas é reforçar os serviços estaduais de saúde pública, além de colaborar com a segurança para a retomada das atividades comerciais.

Para mais, o órgão também publicou uma nota informativa sobre os falecimentos causados em decorrência da infecção e, com a intenção de proporcionar maior transparência aos mineiros, a distribuição dos registros passa a ser realizada de acordo com a data de registro de óbito e não somente pelo momento de captação do sistema.