Destaques Saúde

IFMG de Piumhi produz escudos faciais

16 de abril de 2020

PIUMHI – Nesta sexta-feira, 10, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Piumhi realizou a entrega dos primeiros 33 “Face Shields” para a Santa Casa de Misericórdia do município. Os chamados escudos faciais são usados pelos profissionais da linha de frente na proteção contra o novo coronavírus.

O equipamento foi confeccionado por alunos e professores do curso de engenharia do campus. O diretor do IFMG de Piumhi, engenheiro Humberto Melo, relatou em entrevista que o projeto está sendo liderado pelo professor e diretor de ensino Roque Paulinelli. O plano é produzir até 500 Face Shields, que serão doados à Santa Casa de Piumhi, à Secretaria de Saúde, ao Corpo de Bombeiros, ao SAMU e à Casa dos Velhinhos Grijalva Alves Terra. “Por fim, caso nós tenhamos condição de produção e matéria-prima suficiente, serão destinados alguns Face Shields para cidades vizinhas”, afirmou Humberto.

Os suportes estão sendo fabricados através de duas impressoras 3D emprestadas pelo IFMG de Arcos, utilizando matéria-prima doada pelos empresários parceiros do projeto. Além das empresas parceiras, estudantes e professores também participaram na aquisição de material. De acordo com Humberto, as placas de acetato que formam o escudo foram fornecidas pelo IFMG de Ibirité, “que as cortou em equipamento de última geração e enviou para Piumhi”, relatou ele.

O engenheiro também ressaltou a importância das parcerias no projeto. “Este é um trabalho que só está sendo possível devido a união e esforço de várias pessoas desse município. Muito bacana ver essa mobilização das pessoas de bem nesse momento de crise e espero que seja uma lição para nossas vidas”, disse o professor.