Destaques Saúde

IF Sul de Minas distribui álcool gel para entidades

31 de março de 2020

PASSOS – O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), com o apoio de estudantes, servidores, autoridades e empresas da região, vem fazendo a sua parte no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A instituição está produzindo, no campus de Inconfidentes, álcool em gel para entidades beneficentes e órgãos públicos do sul de Minas Gerais. O campus de Passos está fazendo a distribuição do produto para entidades que estão na linha de frente de atendimentos.
De acordo com a assessoria de Comunicação do IF Sul de Minas, no dia 18 de março, a Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas doou, para o IF Sul de Minas, cerca de 20 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas. A produção do antisséptico está sendo realizada e os lotes já estão chegando nos campi.
“Para o campus Passos, foram destinados aproximadamente 160 litros de álcool em gel, os quais já começam a ser doados a forças de saúde e de segurança, bem como a entidades assistenciais e beneficentes e órgãos públicos. As entidades são: setores do próprio campus Passos, parceiros doadores, Ministério Público de Minas Gerais, Receita Federal de Passos, Procuradoria da República de Passos (MPF), Justiça Federal, Casa Lar do Menor, Samu, Santa Casa de Passos e Hospital Regional do Câncer, Unidade de Pronto Atendimento de Passos (UPA), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Asilo – Lar São Vicente de Paulo, Imprensa de Passos e Superintendência Regional de Saúde para distribuir e atender os hospitais e centros de saúde da região”, confirmou a assessoria.
Segundo o diretor-geral substituto, Flávio Donizete Oliveira, a separação e a distribuição do lote foi feita com base em demandas e discussões com representantes de diversas entidades de Passos. “Sabemos que a procura é grande, então temos priorizado a entrega do antisséptico a setores com maior risco e movimentação de pessoas, como UPAs, Santa Casa e Polícias. Infelizmente não temos como atender a comunidade em geral”, disse Oliveira.

Reserva

Aproveitando também o próprio estoque de antisséptico que o Campus Passos mantinha na instituição, foram distribuídos na cidade cerca de 10 galões de 5L contendo álcool em gel 70%. As doações foram para: 12 º Batalhão da Polícia Militar; Lar São Vicente de Paulo; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Programa de Saúde da Família (PSFs); presídio e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.
Além disso, a instituição também fez a doação de 46 caixas com 50 máscaras descartáveis cada. O material era utilizado no curso de Enfermagem.
O subcomandante do 12º Batalhão da PM, major Célio César dos Santos Aparecido, expressou sua gratidão e reconhecimento ao IF Sul de Minas. “Ressalto que a instituição realmente demonstra sua preocupação com a comunidade em geral, especialmente nesse momento de crise. Agradecemos o recebimento do álcool em gel e das máscaras para nossos policiais militares, que estão na linha de frente em combate à propagação dessa epidemia. Colocamo-nos à disposição de todos”, disse.
Os representantes da Associação de Proteção aos Condenados (Apac) e do presídio de Passos também ficaram muito satisfeitos com as doações. “Nós, funcionários da Apac de Passos, agradecemos a doação de álcool em gel e máscaras, que se fazem tão necessários nestes dias”, disse o diretor da associação, Divino Barbosa Soares. O diretor-geral do presídio, Ulisses de Oliveira Simões, também comemorou as doações, agradecendo “em nome de todos os servidores do presídio pelos materiais que serão de grande valia”.
Para o diretor-geral do Campus Passos, professor João Paulo de Toledo Gomes, em tempos difíceis, é importante estreitar as parcerias. “Tem muita gente colaborando, autoridades, poder público, empresários. A Reitoria e os campi estão imbuídos nesta ação, de poder levar a produção de álcool em gel onde há demanda. Estamos agradecidos e, dessa forma, podemos ajudar as entidades da região”.