Destaques Saúde

Ibrachina doa aventais para Secretaria de Saúde de Passos

19 de junho de 2020

Evandro Bogo, Gilberto Mattar, Renatinho Ourives e Bruno Borges Reis. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) doou, na última quarta-feira, 17, cinco mil máscaras cirúrgicas e aventais descartáveis para hospitais e projetos sociais de Belo Horizonte e Passos. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serão utilizados no enfrentamento à covid-19. A ação, segundo o presidente do Ibrachina, Thomas Law, tem o objetivo de assegurar o estoque de insumos básicos dos hospitais e garantir o trabalho das entidades de distribuição de máscaras para a população carente.

De acordo com Thomas Law, que representa uma comunidade no Brasil com cerca de 300 mil pessoas e lançou o “Observatório Coronavírus” para combater as notícias falsas e acompanhar o avanço da pandemia no país, a crise da covid-19 não é apenas um momento de direcionar esforços para estancar o vírus, mas também é a oportunidade de todos mostrarem solidariedade em Minas.

Vivemos um momento muito difícil na saúde e na economia. Mas unidos em torno dessa causa sairemos melhores e com nossas relações fortalecidas para projetos futuros em Passos e em todo estado”, disse o presidente do Ibrachina, lembrando que outras instituições na cidade também receberão doações.

O Ibrachina realizou a compra dos materiais e também se responsabilizou pelo frete da carga até as entidades. Em Belo Horizonte, foram beneficiados os Hospitais de Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMF), Risoleta Tolentino Neves e a Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul, os dois últimos gerenciados pela universidade em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Ainda na capital mineira, receberam máscaras a Rede Solidária BH, a Periferia Viva e Centro Cultural Lá da Favelinha, todos à frente de trabalhos sociais junto à população de rua e dos aglomerados.

Em Passos

Em Passos, as primeiras doações foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde por meio do médico Gilberto Kirchner Mattar, que representou o presidente Thomas Law. A prefeitura do município confirmou duas mortes e 30 contaminações pelo novo coronavírus. Para o prefeito de Passos, Renatinho Ourives, o combate à covid-19 exige soma de esforços.

Recebemos com muita satisfação a entrega de 300 coletes de capote masculinos e femininos, que nos foram doados pelo Ibrachina, por meio do presidente da instituição, Thomas Law. Aproveito para agradecer ao doutor Gilberto Mattar, que viabilizou esta doação, que será de grande utilidade para o município”, destacou.

O secretário de Saúde de Passos, Evandro Bogo, também ressaltou a iniciativa do Ibrachina e a importância da solidariedade de todos nesse momento de pandemia.

Reforço o agradecimento à doação realizada para a saúde municipal, por meio destes 300 coletes que serão muito bem utilizados pelos profissionais que estão na linha de frente em combate à pandemia em nossa cidade”, afirmou.

O Instituto

Fundado em 2018, o Ibrachina atua na promoção e integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam a língua portuguesa. O instituto, com sede em São Paulo, prepara a abertura de representações em Belo Horizonte e Brasília, após a pandemia. Segundo a entidade, empresas, províncias e municípios chineses já efetivaram ou anunciaram doações estimadas em mais de R$ 30 milhões ao Brasil, voltadas ao combate à covid-19.