Destaques Saúde

IBGE lança painel com dados de covid-19 por município

23 de setembro de 2020

Foto: Site EBC

PASSOS — O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na última segunda-feira, 21, o “Painel Covid-19 Síntese por Município”. Com a plataforma, que está disponível na internet, é possível acessar mapas interativos, selecionar uma localidade de interesse e visualizar diferentes indicadores para o planejamento de ações de apoio contra a pandemia.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Mais sobre o portal

A base de dados conta com informações diárias e semanais, computadas desde o dia 18 de abril. Em relação a Passos, o painel revela que, até então, a semana epidemiológica finalizada em 12 de setembro foi a que teve o maior número de casos confirmados de covid-19: 113. Na sequência, vem o período de 13 a 19 de setembro, quando houve 91 notificações.

O painel também aponta que 13.211 habitantes de Passos – o que representa 12,43% do total – têm 60 anos ou mais e, por este motivo, enquadram-se no grupo de risco do novo coronavírus. Quanto à vulnerabilidade social, cerca de 4 mil domicílios apresentam três ou mais pessoas por dormitório, e a cidade  registra 532 aglomerados subnormais, que são ocupações irregulares de terrenos de propriedade alheia – públicos ou privados – para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizadas por um padrão urbanístico irregular.

Já em São Sebastião do Paraíso, o período de 30 de agosto a 5 de setembro, com 90 notificações, foi o que registrou a maior quantidade de casos. Logo depois, ficou a semana finalizada no último dia 19, que teve 80 confirmações.
A cidade tem 8.497 pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 13,08% dos habitantes. Sobre os domicílios com três ou mais moradores, foram computadas 2.491 unidades e, segundo o IBGE, o território não possui aglomerados subnormais.

Em Piumhi, o maior número de diagnósticos de covid-19 foi registrado na semana epidemiológica de 9 a 15 de agosto, quando 64 pessoas testaram positivo para a doença. Já na última semana, finalizada em 19 de setembro, foram computados 11 casos, em uma queda de 82,81%. Também foram registrados 4.291 moradores acima dos 60 anos, ou seja, 13,46% da população do município. Ao todo, 643 domicílios têm três ou mais pessoas por dormitório e, assim como em São Sebastião do Paraíso, não foram registrados aglomerados subnormais.

Mais sobre o portal

O Painel Covid-19 Síntese por Município integra informações de pesquisas do IBGE, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do projeto Brasil.io, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasil.IO). Os dados, que podem ser baixados no formato kml, shp e csv, estão separados em três categorias: população vulnerável, capacidade de resposta do sistema de saúde e acompanhamento da pandemia. Para checá-los, os interessados devem acessar a página https://covid19.ibge.gov.br/paineis-sintese/.