Destaques Saúde

Hospital Unimed realiza cirurgia para retirada de tumor raro em paciente

14 de novembro de 2020

A cirurgia realizada teve como objetivo confirmar o diagnóstico de fibroma e fazer a descompressão do teto da órbita ocular e do nervo óptico. / Foto: Divulgação

PASSOS – No último dia 6, foi realizada no Hospital Unimed em Passos uma cirurgia para a retirada de um tumor raro, na região da órbita ocular de um paciente de 18 anos. Trata-se de um caso de fibroma ossificante, uma lesão óssea benigna, que geralmente acomete o seio maxilar e mandíbula, mas que no caso do paciente estava localizado no teto da órbita ocular.De acordo com o neurocirurgião Nícollas Nunes Rabelo, devido à localização, o paciente começou a apresentar compressão ocular com dor.

Este tipo de tumor apresenta crescimento lento e também causa alteração estética, com elevação óssea na pele e mudanças na visão. Este caso chegou até o Hospital Unimed através de referenciamento. Foi realizada uma microcirurgia para descompressão do tumor, resultando também em uma descompressão do nervo óptico. Por ser uma cirurgia extremamente delicada, o procedimento levou cerca de 3 horas”, explica o neurocirurgião. Além dele, também participaram da cirurgia o neurocirurgião Marcos Antônio de Oliveira, o anestesiologista Renato Piantino e a equipe de enfermagem e de técnicas em enfermagem do Hospital Unimed.

Rabelo explicou ainda que, a lesão adere a estruturas profundas, tornando a remoção muito delicada e cuidadosa. A cirurgia realizada teve como objetivo confirmar o diagnóstico de fibroma e fazer a descompressão do teto da órbita ocular e do nervo óptico, além de corrigir a questão estética da elevação óssea e aliviar a órbita da compressão exercida pelo osso. Após a cirurgia, o paciente permaneceu um dia na UTI do hospital, sendo encaminhado para o quarto posteriormente e recebeu alta no dia 11 de novembro.