Destaques Saúde

Hospital Unimed passa a realizar cirurgia torácica

12 de junho de 2020

Os cirurgiões torácicos Derick Prado Vinhas e Mayckell Aéliton Freitas com o broncoscópio. / Fotos: Divulgação

PASSOS – O Hospital Unimed em Passos agora conta com procedimentos em cirurgia torácica, especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica. Os procedimentos serão realizados pelos cirurgiões torácicos Derick Prado Vinhas e Mayckell Aéliton Freitas.

O cirurgião torácico Mayckell Aéliton Freitas é formado pela Unesp em Botucatu (SP), onde também cursou especialização. Já Derick Prado Vinhas é formado pela Unifenas, em Alfenas, e fez especialização na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS(), Pavilhão Pereira Filho. Entre as principais novidades do serviço de cirurgia torácica está a realização da broncoscopia em pacientes adultos e infantis, um exame que permite visualização e realização de procedimentos terapêuticos e diagnósticos no aparelho respiratório. O Hospital Unimed é um dos poucos na região que realiza este tipo de exame.

Além da broncoscopia, também realizaremos videopleuroscopias exploradoras torácicas, para investigar e tratar lesões pulmonares ou da via aérea, cirurgias oncológicas e de traumas torácicos, por exemplo. As doenças pulmonares que nós investigamos e tratamos são as malformações, infecções virais, bacterianas e fúngicas, diagnóstico e tratamento de neoplasias, investigação de derrames pleurais, além da realização e do manejo de traqueostomias”, acrescenta Mayckell.

As cirurgias por vídeo também são outra inovação trazida pelos profissionais para o Hospital Unimed, já que são procedimentos realizados com técnicas mais modernas, que proporcionam menos dor e recuperação mais rápida do paciente.

Em alguns casos, não é possível realizar a cirurgia por este tipo de técnica, mas realizamos também as cirurgias abertas convencionais. Outro procedimento que faremos, como já colocado, é a traqueostomia, que se trata de um procedimento cirúrgico onde ocorre a abertura da parede anterior da traqueia, fazendo uma comunicação dela com o meio externo. Este tipo de procedimento deve ter acompanhamento da especialidade”, explica Derick.

Outro tipo de distúrbio pulmonar passível de tratamento pela cirurgia torácica é o derrame pleural, que é o acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem os pulmões e o tórax, com causas diversas. Neste caso, a cirurgia torácica atua na remoção do líquido e na investigação das possíveis causas.

Conhecida como simpatectomia, a cirurgia para hiperidrose também será um dos procedimentos a serem realizados pelos cirurgiões torácicos. Este procedimento é utilizado em casos nos quais a pessoa apresenta suor excessivo nas mãos, no rosto e nas axilas. A cirurgia é realizada por videopleuroscopia e é considerada a melhor forma de resolução da doença, com excelentes resultados.

Referência regional

Com o crescimento dos serviços na área de cirurgia torácica, a ideia é que o Hospital Unimed se torne referência nos procedimentos desta especialidade.

Nossa expectativa é muito boa, pois poderemos oferecer novos procedimentos e exames para pacientes de Passos e da região. Entre várias cidades da região, Passos é a única que conta com dois especialistas em cirurgia torácica”, finalizam os profissionais.