Destaques Saúde

Hospital de Cássia zera internações por covid-19

Por Gabriella Alux / Redação

4 de novembro de 2021

Foto: Divulgação

CÁSSIA – Cássia zerou o número de pacientes internados por covid-19 no município. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura do município nesta quarta-feira, 3, a taxa de ocupação, que estavam em 5% (um paciente) no último dia 29 caiu para zero. De acordo com o documento, Cássia atingiu 1.756 casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia e 60 óbitos em decorrência da doença.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos, segundo boletim divulgado ontem, estava com três pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Covid-19, o que representa 8% dos 40 leitos disponíveis. De acordo com o hospital, cinco adultos estão internados para tratamento da doença. Na Enfermaria Covid-19, com 7% de ocupação nos 45 leitos disponíveis, sendo dois pacientes em tratamento e um leito interditado por motivo de isolamento de pessoa com suspeita de infecção.

Considerando o período do dia 28 de outubro, última quinta-feira, até a atualização de ontem, 3, em seis dias, os 27 municípios da região que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) registraram 57 novos casos de infecção e duas mortes.

Os óbitos foram registrados em Capitólio e Piumhi. Quanto aos casos de infecção, Passos foi o município com maior número, 19 pessoas. Em seguida, Piumhi (14), Nova Resende (oito), Guapé (cinco), Alpinópolis, Delfinópolis e São Sebastião do Paraíso, com dois em cada, e Capetinga, Cássia, Fortaleza de Minas, Monte Santo de Minas e Pimenta, com um em cada.

Os municípios de Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Claraval, Doresópolis, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita não tiveram novos casos de infecção ou óbitos. Capitólio, apesar de ter registrado uma morte, não teve novos casos confirmados.

Horário estendido

A Prefeitura de Itaú de Minas informa que, a partir da próxima quinta-feira, 11, as unidades de Programa Saúde da Família (PSF) terão horários estendidos para atendimento das pessoas que não têm acesso no horário comercial. A administração solicita que todos procurem a unidade de referência para mais informações.

Vacinação

O município de São Sebastião do Paraíso divulga que, a partir de hoje, 4, vai aplicar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em adolescentes acima de 12 anos. A imunização acontece por meio de drive thru na Arena Olímpica, localizada na avenida Monsenhor Mancini, 755, no bairro Vila Dalva, das 9h às 16h. É necessário levar termo de autorização, disponível no site da prefeitura, e apresentar cartão de vacinação e um documento com foto.

Com a segunda dose, Paraíso informa que amanhã, 5, completa a imunização nas pessoas de 39 e 40 anos que tomaram Astrazeneca no dia 30 de julho ou que estão com a vacina atrasada. Em Passos, hoje, será aplicada a dose de reforço para os trabalhadores da Saúde de 45 a 49 anos de idade que estejam com intervalo mínimo de seis meses da segunda dose.

A imunização acontece nas salas de vacina das unidades de PSF Coimbras 1, CSU, Planalto, Penha 3 e ambulatório São Lucas, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. Excepcionalmente, no São Lucas, o horário de aplicação se estende até as 20h.

Para ser vacinado, é necessário apresentar documentos pessoais (RG ou CPF), comprovante de residência, cartão de vacina com o registro da primeira e segunda doses, estar cadastrado no Vivver e holerite ou carteira de trabalho ou declaração assinada pela chefia imediata ou registro no conselho de classe, comprovando que atua como trabalhador da Saúde.