Destaques Saúde

Higienizar alimentos evita riscos de contaminação

1 de abril de 2020

PASSOS – Com a pandemia do coronavírus, é muito importante ter cuidados com a higienização e conservação de alimentos para minimizar os riscos de contaminação. De acordo com Mara Soares Rodrigues, nutricionista da Unimed, os cuidados em relação aos alimentos começam no supermercado. “É importante evitar frutas e legumes amassados e verduras com partes escuras, pois eles podem trazer microorganismos presentes no ambiente e no ar e que podem comprometer a saúde, causando intoxicações , infecções e/ou outros tipos de doenças”, revelou Mara Rodrigues.
A nutricionista também disse que é importante que tudo seja higienizado. “Ao chegar em casa, é preciso fazer, imediatamente, a higienização das superfícies e dos alimentos”, alertou.
Segundo Mara Rodrigues, produtos em recipientes vedados, como os enlatados, por exemplo, podem ser limpos embaixo da torneira, com água e sabão. Já em relação a pacotes industrializados, a nutricionista disse que outro tipo de limpeza é necessária. ”Pacotes de arroz, feijão e macarrão devem ser limpos com um pano com álcool gel e também podem ser usados água e sabão”, detalhou.
Já no caso de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e hortaliças, o ideal é que se use água sanitária. “Uma colher de sopa para cada um litro de água já e suficiente. É importante mergulhar os alimentos e deixar por cerca de 15 minutos. Depois, lave-se novamente em água corrente. Alguns mercados já vendem o produto pronto, como o hipoclorito de sódio, que funciona da mesma forma“, contou Rodrigues e disse que alimentos com ou sem casca também devem ser lavados dessa forma.
Para os produtos que estão em geladeiras, é preciso atentar a um detalhe. “Se esses alimentos forem conservados na geladeira, é preciso que fiquem longe do contato com produtos não higienizados, dessa forma não será preciso fazer mais de uma vez todo o processo de limpeza”, disse.

Conservação

De acordo com Mara Rodrigues, para quem quer evitar ir ao supermercado várias vezes na semana para repor alimentos, principalmente os que perdem com mais facilidade, como frutas e verduras, existem algumas estratégias importantes a serem seguidas. “Ninguém quer enfrentar as filas dos supermercados e ainda mais agora com a covid-19, quando nos prevenir é evitar lugares com aglomerações. Quanto menos sairmos, melhor. Uma das dicas que sempre dou é a de evitar cortar os alimentos muito antes do consumo. Produtos cortados são suscetíveis à deterioração e putrefação”, explicou. Outra dica é descartar produtos estragados. “Frutas e hortaliças mofadas devem ser descartadas para que não fiquem perto dos alimentos que ainda estão bons para consumo, pois o bolor pode passar de um para o outro”, explicou.
Os vegetais não devem sofrer grandes impactos, como uma queda no chão ou armazenamento em algum espaço apertado pois eles podem amassar e estragar. Outro ponto importante é armazenar os alimentos em compartimentos próprios, como as gavetas nas
geladeiras.