Destaques Saúde

Hemominas registra queda na doação de sangue

23 de Maio de 2020

O baixo estoque de sangue da fundação atinge os tipos ‘o’ positivo, ‘o’ negativo e ‘a’ positivo. / Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS- A pandemia do novo coronavírus (covid-19) tem afetado diversas atividades e uma delas é a doação de sangue. Devido ao cenário atual, as unidades da Fundação Hemominas estão necessitando de doadores, pois o número de doações e os estoques de sangue estão em queda. Em Passos, o cenário é o mesmo e o sangue O RH negativo é o que está mais em falta. Para doar, é necessário realizar o agendamento online.

A queda de estoque atinge todo o Estado e é registrada em todos os tipos sanguíneos, segundo a assessoria da fundação. Para os tipos de sangue com RH negativo, a queda média é de 25%. Já os tipos O negativo e O positivo estão, respectivamente, com diminuição média de 35% e 30%.

Nos últimos meses, todas as unidades de Hemominas vêm enfrentando uma queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como as fortes chuvas e feriados prolongados. Agora, com a pandemia do coronavírus o quadro se agravou. A Fundação entende que seu avanço aumenta a ansiedade das pessoas e o temor em relação à contaminação, o que se reflete diretamente no comparecimento dos doadores e nos estoques”, comentou o assessor da Gerência de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Thiago Sindeaux.

Como informou a responsável técnica pelo serviço de enfermagem do Núcleo Regional do Hemominas em Passos, Tânia Piantino, a unidade segue a tendência do Estado e também registra baixa nos estoques de sangue Rh negativo.

Nós precisamos muito dos sangues Rh negativo, principalmente, do O negativo porque precisamos manter um estoque ideal para atender as assistências e agências conveniadas conosco”, acrescentou.