Destaques Saúde

Guapé vacina 285 adolescentes e 88 idosos recebem a 3ª dose

Por Gabriella Alux/ Especial

13 de outubro de 2021

Segundo a prefeitura de passos, 15.277 pessoas já foram imunizadas com a segunda dose da vacina e 1.793 pessoas receberam dose única

PASSOS – No último sábado, 9, equipes da Secretaria de Saúde de Guapé vacinaram 285 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos contra a covid-19. Segundo informações da pasta, também foram aplicadas 11 doses de reforço pessoas imunossuprimidas de alto grau e em 88 idosos acima de 75 anos.

Em Pratápolis, a prefeitura divulgou que nesta quarta-feira, 13, serão vacinados os adolescentes acima de 13 anos e sem comorbidades. Segundo a administração, eles devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

São Sebastião do Paraíso iniciará a aplicação da vacina, no formato de drive-thru, na Arena Olímpica, das 9h às 16h, para os adolescentes de 17 anos, nesta sexta-feira, 15. Os jovens devem apresentar o termo de autorização, disponível no site da prefeitura, cartão de vacinação e um documento com foto. Nesta quinta-feira, 14, das 8h às 11h, o município de Nova Resende inicia a imunização em adolescentes de 17 anos.

A aplicação acontece no Poliesportivo Escola Doutor Melo Viara. Na zona rural, a vacinação acontece nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) Rio Claro, Petúnia e Serra. É obrigatória a apresentação do cartão de vacina, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A Secretaria de Saúde de Itamogi inicia, neste sábado, 16, das 8h às 15h, a vacinação anticovid para adolescentes da faixa de 12 anos. A vacinação é feira por meio de agendamento por dia e horário. Segundo a secretaria, os Agentes de Saúde vão avisar os moradores sobre a disponibilidade. É necessária a apresentação do cartão do SUS, CPF, comprovante de endereço, cartão de vacina e autorização dos pais ou responsáveis.

A prefeitura do município também informa que é necessário ter cadastro nas unidades de PSF com pelo menos seis meses de antecedência. A secretaria informa ainda que, nesta terça-feira, 13, das 8h às 12h, no posto do cerrado, terá dose de reforço para os idosos acima de 70 anos que tenham tomado a segunda dose há seis meses ou mais.

Também no sábado, a Secretaria de Saúde de São Roque de Minas, vai realizar a última chamada para vacinar, com a primeira dose contra a covid-19, os jovens de 18 anos ou mais e sem comorbidades. A aplicação será no PSF Jaguarê Lima, das 9h às 15h. É necessário apresentar CPF ou Registro Geral (RG), Cartão do SUS e cartão de vacina. Segundo a secretaria, quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível para colaborar com doações a pessoas necessitadas.

Reforço

Amanhã, 13, a Prefeitura de Delfinópolis aplica a dose de reforço da vacina anticovid em os profissionais de saúde e pessoas acima de 70 anos, que tenham tomado a segunda dose há dois meses ou mais. A aplicação acontece a partir das 8h, na sala de vacina do município, localizada na rua José Abrahão Pedro, 157. É obrigatório apresentar cartão de vacina com a primeira e segunda doses, documento pessoal com foto e CPF.

Pfizer

Nesta segunda-feira, 11, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), recebeu mais 325.260 doses do imunizante Pfizer. As doses chegaram em dois desembarques no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, às 8h40 e às 10h20.

Esta é a 58ª remessa de vacinas contra a covid-19 enviada ao estado de Minas Gerais pelo Ministério da Saúde. A SES-MG organiza a logística de distribuição e repassa imediatamente às Unidades Regionais de Saúde para entrega aos municípios logo após as doses chegarem na Rede de Frio do Estado.