Destaques Saúde

Governo de Minas distribui mais 475,6 mil doses de vacina anticovid

29 de março de 2021

O transporte das doses é realizado em caixas de isopor climatizadas e com temperatura monitorada. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – O Governo de Minas começou a distribuir, neste sábado, as 475,6 mil doses de vacinas contra a covid-19 repassadas pelo Ministério da Saúde, que devem ser usadas na imunização de pessoas com idade entre 65 e 69 anos.

Segundo informações da administração estadual, quatro aeronaves das Forças de Segurança de Minas estão sendo usadas para transporte os medicamentos às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). O carregamento enviado pelo ministério chegou na sexta-feira, 26, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e faz parte da décima remessa de imunizantes enviada pelo governo federal.

De acordo com o governo mineiro, todas as 28 URS receberiam as vacinas neste sábado para poder se preparar, durante o fim de semana, e fazer a distribuição aos municípios já na segunda-feira, 29, com a carga para aplicação imediata. O transporte das doses é realizado em caixas de isopor climatizadas e com temperatura monitorada, não havendo, dessa forma, qualquer ameaça para a carga. Cada caixa pode comportar de 1.500 a 2.000 doses da vacina.


Públicos

Vamos dar início a mais uma ampliação de público; os idosos entre 65 e 69 anos começarão a ser vacinados”, explicou a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Almeida.

Segundo ela, com estas doses serão imunizados, também, os residentes em comunidades quilombolas e ribeirinhas e o público de 70 a 74 anos deverá alcançar a cobertura 100%.

O governo de minas informa que Deve ser mantida a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI), de que todas as vacinas sejam utilizadas como dose 1, aumentando o quantitativo da população protegida. Em Minas, 1.182.035 pessoas já receberam a primeira dose contra a covid-19. Em relação à segunda dose, 454.441 já foram vacinadas, segundo dados do governo estadual.