Destaques Saúde

Glória mantém toque de recolher e barreiras

15 de agosto de 2020

Foto: Helder Almeida

S. J. B. GLÓRIA – A prefeita de São João Batista do Glória, Aparecida Nilva dos Santos, a Nilvinha, manteve as barreiras sanitárias e o toque de recolher no município. Nilvinha, não prorrogou o Decreto Municipal 2.237, com determinações para evitar a disseminação da covid-19, que expirou na quinta-feira, 13.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Orientação
  • Nova Resende e Itaú adotam medidas

Os estabelecimentos que estavam atendendo por meio do serviço de entrega em domicílio (delivery) já podem receber os clientes até as 20h.  No dia 13 de agosto, foi publicado um novo documento oficial, nº 2.242, que estabelece as regras de funcionamento das atividades econômicas conforme o plano Minas Consciente. O decreto foi disponibilizado e seus efeitos começaram a valer na sexta-feira, 14, sem prazo para o expirar, podendo ser revogado ou modificado a qualquer momento, de acordo com as necessidades do município.

O decreto prevê modificações, principalmente ligadas ao setor econômico, que recebeu certa flexibilização para o seu funcionamento. Estabelece também normativas de acordo com o plano do governo mineiro. Com isso, foi possível relaxar a forma e o horário de funcionamento de determinados setores do comércio local”, afirmou a prefeita.

Orientação

O plano Minas Consciente, que orienta os municípios nas tomadas de decisões quanto à flexibilização ou endurecimento das medidas de prevenção, assim como a redução de exames positivos com necessidade de leito e aparelhos hospitalares, serviram como base para o atual decreto. O boletim epidemiológico de ontem, 14, da Secretaria Municipal de Saúde do Glória, apontou 50 casos confirmados.

Nova Resende e Itaú adotam medidas

NOVA RESENDE – Desde o fim de julho, barreiras sanitárias estão em funcionamento nas duas principais entradas de Nova Resende, sentidos Bom Jesus da Penha e Muzambinho.

As equipes são orientadas a oferecer gratuitamente máscaras faciais, aferição de temperatura corporal e muitas outras informações importantes para se evitar a difusão do vírus em nosso município. Só não temos condições de fazer o mesmo nas aproximadamente 15 estradas de terra batida de acesso à zona rural”, explicou a secretária de Saúde, Mara Avelar.

Nova Resende adotou o plano Minas Consciente proposto pelo governo estadual para conter a propagação do novo vírus, por isso todo o protocolo está sendo seguido à risca, como restrições de atividades comerciais, suspensão de eventos festivos, aglomerações de pessoas nas vias públicas, em clubes, chácaras, sítios e fazendas.

Por iniciativa da Secretaria de Saúde, a prefeitura desenvolveu um projeto-piloto – www.cvadigital.com.br – que faz uma análise e não um diagnóstico médico em relação ao vírus, servindo para gestores de saúde direcionarem com mais agilidade os recursos materiais e humanos para a população atingida. Itaú de Minas também instalou duas barreiras sanitárias, com os mesmos objetivos, medidas e serviços. Ambas estão localizadas nas entradas, na rodovia MG-050, que corta parte do perímetro urbano nos sentidos Passos e São Sebastião do Paraíso.

A secretária municipal de Saúde, Alessandra Fonseca, revela que no terminal rodoviário há uma equipe aferindo a temperatura corporal dos funcionários e passageiros. O mesmo serviço está sendo prestado aos clientes pelos funcionários de supermercados da cidade. Obedecendo ao plano ‘Minas Consciente’, as academias de ginástica estarão fechadas a partir deste sábado, 15.

Alessandra também afirma que, a partir do dia 1º de setembro, na avenida da Liberdade, o centro de referência e atendimento exclusivo às pessoas que queiram informações sobre a covid-19 passará a receber a população em geral. Há poucos dias, a prefeitura concluiu o processo de contratação de profissionais para atender a demanda.
De acordo com a secretária, até sexta-feira, 14, Itaú contabilizava 87 casos positivos, 56 recuperados, 25 monitorados, quatro internados e dois óbitos.