Destaques Saúde

Glória e São José da Barra vão intensificar fiscalização no comércio e pontos turísticos

Por Mayara de Carvalho / Redação

6 de fevereiro de 2021

Cidades intensificarão fiscalização em pontos turísticos durante o feriado de carnaval. / Foto: Divulgação

PASSOS – As prefeituras de São José da Barra e de São João Batista do Glória vão intensificar a fiscalização em pontos turísticos durante o Carnaval. O objetivo é tentar evitar aglomerações de turistas e descumprimento às medidas de segurança para evitar a transmissão do novo coronavírus nos municípios. A meta é aumentar as vistorias no comércio e nos pontos turísticos por parte das brigadas de enfrentamento à covid-19.

O vice-prefeito e secretário de Administração de São José da Barra, André Luiz Lemos, afirma serão feitas visitas sistemáticas aos locais.

Vamos observar se o comércio está respeitando as regras, fazendo o uso de álcool em gel, máscaras e, claro, o distanciamento, que deve ser de pelo menos dois metros entre os munícipes. Mesmo sem Carnaval, sabemos que muitas pessoas procuram a região. Tem cachoeiras que chegam a receber 2 mil pessoas em feriados prolongados. Então, temos que ficar atentos. Nos precaver. Apesar dos números terem baixado, ainda há casos ativos na cidade”, disse Lemos.

Segundo ele, o município está na onda vermelha, mas, a partir deste sábado, 6, passa para a onda amarela. “Contudo, se precisarmos fechar algum estabelecimento ou criar um novo decreto que vigore durante o Carnaval, para proteger a população, faremos”, explicou. De acordo com secretário de Saúde do município, Paulo Renato Gomes, a prefeitura abriu um processo seletivo para contratação de mais fiscais e a expectativa é que, até o Carnaval, seja feita a homologação. “Pedimos que, além de se proteger, que a população também ligue para Polícia Militar, no 190, para denunciar. A PM tem colaborado muito com a gente nesse período tão conturbado”, disse o secretário.

A secretária de Saúde de São João Batista do Glória, Silvania Vilela, disse que o município também vai intensificar as inspeções durante o Carnaval.

Nossa vistoria é feita por meio da Brigada da Covid-19 interligada com nossa equipe da Vigilância Sanitária e vamos fiscalizar de acordo com o decreto que estiver vigente no momento. De acordo com a onda que estivermos no dia. Não estamos recebendo ônibus, no Glória, por enquanto, e os casos de infrações que estão sendo notificados vão ser enquadrados nas penalidades previstas no decreto atual, emitido na última sexta-feira, 29”, disse.“Estamos trabalhando de forma educativa para conscientizar as pessoas. Os comerciantes precisam nos apoiar cumprindo o que está no decreto. Isso gera um bem para toda população e, desta forma, podemos minimizar a contaminação pelo vírus”, disse.

A secretária de Saúde também afirma que estabelecimentos ter o alvará suspenso até o fim do estado de calamidade.

Esses alvarás podem ficar suspensos até o fim do estado de calamidade que a covid nos trouxe. Tudo depende das reincidências dos empreendedores. As penalidades vão aumentando a cada recidiva. Contamos com a população”, disseSilvania.

São João Batista do Glória já registrou 453 casos e sete óbitos desde o início da pandemia. Três pessoas estão em isolamento, duas hospitalizadas e 441 já se recuperaram. Em São José da Barra, há quatro casos ativos da doença, duas mortes e 191 casos já foram registrados desde o início da pandemia, sendo que 185 se recuperaram.