Saúde

Ginásios da Barrinha e Baru viram abrigos para pessoas em situação de rua

24 de março de 2020

PASSOS – Desde sábado, 21, dois ginásios na cidade estão funcionando como abrigo para a população em situação de rua. O ginásio Baru de Pádua, no bairro Belo Horizonte, está destinado para homens e o Ginásio da Barrinha, na avenida da Moda, para as mulheres. Os dois espaços estão disponíveis para quem necessitar. O local que servia como abrigo, o Centro Pop Padre Leo de Passos, teve suas atividades suspensas.
A presidente do Comitê intersetorial da População em Situação de Rua, Cláudia Stockler, afirmou que, com a evolução da pandemia do novo coronavírus, estas medidas são necessárias para o acolhimento e como prevenção, tanto para que as pessoas não se contaminem, como para que elas não propaguem o vírus.
“Estamos liberando doações, marmitex de café da manhã, almoço e janta, e estamos abrigando essas pessoas nos ginásios. Orientamos sobre o vírus e a manter distância uns dos outros, além de disponibilizar roupas”. Segundo Cláudia, o comitê solicita a colaboração da sociedade sobre com doações, principalmente de mantimentos e roupas. “Precisamos de mantimentos e roupas masculinas, principalmente, pois é inviável ficar lavando as roupas. Somos muito gratos, pois a cidade nos ajuda muito”, afirma. Ela também disse que o comitê necessita da ajuda de voluntários.
“É importante termos essa ajuda para orientar as pessoas em situação de rua sobre as precauções e a manter tudo em ordem para um bom funcionamento dos locais de abrigo”.
A orientação é que a população não leve as doações até os dois ginásios, para evitar riscos de contaminação. As doações de galões de água, colchões, roupas, calçados, produtos de higiene pessoal (toalhas de banho, sabonetes, álcool em gel, papel higiênico), produtos alimentícios, embalagens descartáveis (embalagem para marmitex, talheres, copos, guardanapos) podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta, no período entre 8h e 17h: Centro Pop Padre Leo – Rua Duque de Caxias, 46, Bairro São Francisco; Clube Passense de Natação (CPN) – Rua Dr. Saturnino, 300, Centro; Prefeitura Municipal – Praça Geraldo da Silva Maia, 175, centro; IFSul de Minas – R. da Penha, 394, Penha II; Escola Municipal Luzia de Abreu – Bairro São Benedito; Escola Municipal Hilarino Moraes – Bairro Penha; Escola Municipal Amélia Jabace – Bairro Penha. Caso não tenha como realizar a entrega, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone da Brigada de Enfrentamento ao Coronavírus (35) 3522- 7132 ou 988 711 209 (Whats App).