Destaques Saúde

Gilmara é eleita presidente da Frente Parlamentar Covid-19 em Passos

22 de abril de 2021

Foto: Helder Almeida

PASSOS – A Frente Parlamentar Covid-19, criada pela Câmara Municipal de Passos para acompanhar as políticas públicas e ações de combate à pandemia, elegeu a vereadora Gilmara Oliveira como presidente, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 20. Os vereadores Francisco Sena e Michel Silveira vão ocupar a vice-presidência e a secretaria, respectivamente.

Em ofício endereçado ao prefeito Diego Oliveira, o presidente da Câmara, Alex Bueno, assinala que a Frente Parlamentar foi criada pela Resolução nº 1.027, de 12 de abril, e vai contribuir para a atuação organizada do Poder Legislativo, permitindo maior organização dos trabalhos e melhor cumprimento das obrigações da Câmara Municipal.

Cinco principais temas/eixos de trabalho foram aprovados, tendo os vereadores sido divididos para condução em cada área, sob a coordenação da presidência da Frente Parlamentar. No tema “Estrutura do sistema de saúde para enfrentamento da Covid”, ficaram os vereadores Francisco Sena e Dirceu Soares; na “Assistência aos vulneráveis e recuperação das atividades econômicas”, foram designados os vereadores Plínio Andrade e Aline Macedo. Os vereadores Maurício Silva e Gilmara Oliveira vão trabalhar as “Ações de conscientização e fiscalização (fiscais e brigada)”.

No tema/eixo “Ações de vacinação, atuação dos PSF’s e aplicação de testes” foram designados os vereadores Michael Silveira e João Serapião. Por último, na “Fiscalização dos gastos com o enfrentamento da Covid-19” vão atuar os vereadores Dentinho e Edmilson Amparado.

O pedido para sistematizar a atuação da Câmara Municipal partiu da vereadora Gilmara, que havia proposto a criação de um grupo de trabalho. “As ações estavam dispersas, os vereadores agindo de forma isolada”, lembra. Com a Frente, permitindo a participação de todos os integrantes da Casa, Gilmara diz que as ações serão coordenadas e serão complementares, a importância disso: uma ação vai complementar a outra. “A intenção é fiscalizar, propondo ações para o enfrentamento”.